quinta-feira, 7 de novembro de 2013

CERTEZA DA SALVAÇÃO - ( 28 )

    102. OS BATISTAS E A CERTEZA DA SALVAÇÃO (b).

   Vejamos, portanto, a doutrina dos Batistas.

   O homem é salvo pela fé, não pelas obras. A salvação é dada gratuitamente àquele que tem a verdadeira fé e o verdadeiro arrependimento. 

   Mas a fé verdadeira é aquela que SE MANIFESTA PELAS OBRAS, pelo reto procedimento do homem, que assim DÁ TESTEMUNHO DE SUA FÉ, quando age em tudo como uma criatura regenerada e liberta do pecado. Se o homem procede mal, é sinal de que não tem a verdeira fé.

   O homem que peca mostra que não alcançou a salvação, que, portanto, não é um verdadeiro crente, pois "se é um crente verdadeiro, os frutos de sua fé manifestar-se-ão NA SUA VIDA, pois que tal homem não deixará de agir como um herdeiro da salvação. Pretender ser um dos eleitos e agir como um incrédulo, seria fazer o papel de hipócrita ou de néscio" (( Que Creem os Batistas, O. C. S. Wallace, 1945, pág. 71). 

   Há, por conseguinte, duas espécies de crentes: uns que são crentes verdadeiros e outros que são crentes nominais, ou seja, são crentes SOMENTE DE NOME. SÓ SE SALVAM AQUELES QUE SÃO CRENTES VERDADEIROS.

   Daí se conclui, é claro, que para eu ter a certeza de que já estou salvo, não basta que eu seja membro da Igreja Batista. É preciso, além disto, que seja UM CRENTE VERDADEIRO.

   Desejoso, com me acho, de saber realmente se já estou salvo ou não, é natural que eu pergunte: Quando é que posso saber se sou ou não um verdadeiro crente?

   Vamos reproduzir a resposta que dão os Batistas a esta pergunta. Mas repare bem o leitor. Não vamos citar este ou aquele pastor, porque assim os Batistas se descartarão, dizendo que se trata aí apenas de uma opinião pessoal. Vamos citar um livro que expõe OFICIALMENTE o pensamento dos Batistas em geral. É o livro "O Que Creem os Batistas", editado pela Casa Publicadora Batista e vendido em todas as livrarias desta denominação. Está já na 4ª edição brasileira (ndr: naquela época), porque se trata de tradução de uma obra norte-americana do Sr. O.C.S. Wallace, muito conhecida dos Batistas em várias partes do mundo. É, além disto, como diz o Prefácio "um comentário aos 18 artigos de fé que constituem a Confissão da Fé de New Hampshire. Foi formulada e adotada pelos Batistas do Estado de New Hampshire em 1833 e é atualmente aceita pelos batistas em geral. Não se trata de um credo, porque os batistas não o possuem. É apenas uma síntese daquilo que cremos". 

   Pois bem, se eu pergunto QUANDO É QUE SEI QUE SOU UM CRENTE VERDADEIRO, que é o mesmo que dizer, quando é que sei que já estou salvo, eis aí a resposta deste livro, que é destinado a "prestar seus bons serviços na orientação doutrinária do povo batista": 
   "A DEMONSTRAÇÃO DE SER ALGUÉM UM CRENTE VERDADEIRO SÓ É COMPLETA NO FIM DA VIDA. A corrente da âncora não terá sido provada satisfatoriamente, enquanto cada elo não tiver sido provado. Assim também o crente não terá dado prova suficiente da REALIDADE DA SUA FÉ, até que essa fé tenha sido provada, quer na mocidade, quer na velhice, desde o princípio ATÉ O FIM DA JORNADA. Um homem pode enganar os outros durante muitos anos, até que uma circunstância inesperada venha pôr a descoberto seu verdadeiro caráter. ELE MESMO PODE ESTAR ILUDIDO e recusar-se a uma submissão completa a Cristo, como o Evangelho exige, crendo ser possível obter a vida eterna PELO MENOR PREÇO. Neste caso fica convencido de que realmente alcançou a vida e animado por essa esperança passa a executar os deveres cristãos sem, por muito tempo, ter de enfrentar uma provação a que não possa resistir. Como consequência de sua própria ILUSÃO, o homem deixa-se descansar numa SEGURANÇA FALSA, e será despertado só quando sobrevier alguma prova imprevista ou tentação para a qual não esteja preparado. Então se revela o fato de que sua vida anterior apresentava apenas UMA TRANSFORMAÇÃO EXTERNA E NÃO ERA O RESULTADO DE UMA MUDANÇA INTERIOR" (O Que Creem os Batistas, O.C.S. Wallace, 4ª edição, 1945 pág. 84). 

   Mas direi eu: Passei muitos anos, santificando-me, sem cometer nenhum pecado, será que eu ainda não sou crente verdadeiro, será que não tenho a verdadeira fé?

   Vejamos no próximo post o que diz o mesmo citado livro

Nenhum comentário:

Postar um comentário