sexta-feira, 8 de novembro de 2013

A CERTEZA DA SALVAÇÃO - ( 29 )

   102. OS BATISTAS E A CERTEZA DA SALVAÇÃO (c).

   Mas direi eu: Passei muitos anos, santificando-me, sem cometer nenhum pecado, será que eu ainda não sou crente verdadeiro, será que não tenho a verdadeira fé?

   Vejamos o que diz o mesmo citado livro [O Que Creem os Batistas]: 

   "Uma experiência passada, EMBORA EXTRAORDINÁRIA, não é motivo que justifique a esperança do céu. Anos gastos na fiel observância das obrigações religiosas NÃO PODEM GARANTIR A SEGURANÇA ETERNA do homem que já deixou de andar em conformidade com a vontade de Deus. Se o presente é caracterizado pela impiedade, mundanismo e indiferença, falta a prova da fé e A EVIDÊNCIA DA REGENERAÇÃO DESAPARECEU; em tal caso SERÁ TOLICE da parte do homem esperar um lugar entre os santos". (Livro: "O Que Creem os Batistas, O.C.S. Wallace, 1945 pág. 87). [Eu pensava que os protestantes só tinham a Bíblia e o Espírito Santo inspirando a cada um!!!]. 

   Como se vê pelas palavras acima citadas, esta EXPERIÊNCIA DA SALVAÇÃO, em que tanto falam os Batistas, ou seja - a convicção no homem de que está agindo bem, só faz o que é reto e por isto já está sentindo que Deus está satisfeito com ele, que o Espírito Santo lhe está dando o testemunho de que já fez dele um filho de Deus, co-herdeiro de Cristo e herdeiro do Céu - esta experiência, ainda que se prolongue DURANTE ANOS SEGUIDOS, mesmo assim não pode dar ao homem A SEGURANÇA ETERNA. Ele pode, ainda depois disto, cair na IMPIEDADE, MUNDANISMO E INDIFERENÇA. 

   Não se alegue que isto é apenas uma opinião do comentarista O.C.S. Wallace. É a própria Confissão de Fé de New Hampshire que diz no Artigo 11º: "Cremos que só SÃO CRENTES VERDADEIROS AQUELES QUE PERSEVERAM ATÉ O FIM". 

   Depois de ler tudo isto, lembre-se agora o leitor do seguinte: quantas pessoas, por não terem sólida instrução religiosa, foram atraídas a ingressar na seita dos Batistas e nela ingressaram, porque ficaram encantadas com esta seita que dizia GARANTIR AOS CRENTES a salvação COM TODA A CERTEZA e pretendia provar isto COM PALAVRAS DA BÍBLIA! Uma verdadeira maravilha! Quem é que não quer ter a certeza de que, morrendo, irá direitinho para o Céu?

   E assim se foram engrossando as fileiras dos Batistas!
   
   Mas baste que um batista estude realmente qual é a doutrina de sua seita, para ver como está sendo vítima de um deplorabilíssimo engano e ENGANO REDOBRADO: 1º porque, se estudar CONSCIENCIOSAMENTE a Bíblia, comparando uns versículos com os outros, pois tudo ali é palavra de Deus, verá que ela não promete a ninguém esta regalia de ficar descansado, absolutamente certo de que irá para o Céu, mas a entrada no Céu é sempre apresentada sob certas condições: se o homem crer (João III-18), se observar os mandamentos (Mateus XIX-17), se amar a Deus de todo o coração e ao próximo como a si mesmo (Lucas X-25 a 27), se cumprir a vontade do Pai Celeste (Mateus VII-21), se souber evitar a impureza, a idolatria, as invejas, os homicídios, e embriaguez e outras coisa semelhantes (Gálatas V-19 a 21) etc. etc; 2º porque NEM A PRÓPRIA DOUTRINA BATISTA, pelo menos, a seguida pela grande maioria da seita, a qual rejeita o Calvinismo com as suas ideias sobre a predestinação, NEM A PRÓPRIA DOUTRINA BATISTA autoriza ninguém a se julgar salvo assim com ESTA CERTEZA ABSOLUTA. 

   - Sim, meu amigo, deverá dizer o outro batista. Os crentes vão para o Céu com toda certeza. São palavras da Bíblia. Mas há uma coisa: quando se diz que os crentes são salvos definitivamente já neste mundo, aí se entende dos CRENTES VERDADEIROS. Você, DURANTE TODA SUA VIDA, não saberá nunca se é crente verdadeiro ou não, porque só se sabe com certeza se alguém é crente verdadeiro, quando praticou a virtude até o fim da vida. Pois se deixou de praticar a virtude em algum tempo, mesmo que por longos anos a tenha praticado, isto é sinal de que o indivíduo nunca teve nem fé, nem salvação, nem regeneração, nem coisa alguma. 

   É o caso de dizer: Que adianta a mim, desejoso, como estou, de ter certeza absoluta de MINHA salvação, o saber que os crentes verdadeiros vão para o Céu, porque se salvam já neste mundo, se eu não sei nunca se sou crente verdadeiro ou não, se isto é um segredo de Deus, só Ele conhece os verdadeiros crentes? 

   E é interessante observar qual o remédio que usam os Batistas para acalmar esta dúvida, quando assalta o espírito de seus adeptos. 

   Diz o mesmo livro: "Como posso saber se sou um dos eleitos? é em geral a inquirição de uma alma mórbida" (O Que Creem os Batistas, O.C. S. Wallace, 1945, pág. 71). Aqui paramos para apreciar este verdadeiro contraste: uma seita cujos pastores e fiéis tanto falam na certeza absoluta da salvação, é ela mesma a nos dizer que esta indagação sobre se iremos para o Céu ou não é a preocupação de uma alma doentia. Outra observação que vem bem a propósito é esta: donde é, que nasceu o Protestantismo, senão da ideia fixa que se meteu na cabeça de Frei Martinho Lutero sobre a certeza ou não de sua salvação? É o mesmo que confessar que as seitas evangélicas tiveram origem de uma preocupação mórbida... Se a pergunta: Como posso saber se sou um dos eleitos? dominando insistentemente o espírito de uma pessoa, é sinal de uma doença mental, neste caso aqueles médicos, psicólogos e historiadores que, estudando a fundo a vida de Lutero, viram nela um indivíduo anormal, se nos apresentam cobertos de toda razão. 

   No próximo post, se Deus quiser, continuaremos vendo o que diz o mesmo livro: "O Que Creem os Batistas". 

Um comentário:

  1. Interessante que você falou falou falou contra a convicção batista, mas em momento algum você usou as sagradas escrituras para contradizer as certezas dos Batistas. Quando falamos sobre a certeza da salvação sempre nos baseamos nas sagradas escrituras e não damos a nossa opinião.

    ResponderExcluir