quinta-feira, 23 de maio de 2013

O VERDADEIRO SENTIDO DA SALVAÇÃO PELA FÉ - ( 12 )

69. FÉ PARTICULARIZADA (a). 

   Vamos ver outras passagens da Bíblia em que aparece a palavra CRER, sempre no sentido de dar crédito àquilo que nos dizem, aceitar uma verdade que nos é proposta.

Maria Santíssima acreditou
que, embora virgem, seria
Mãe. 
   O Anjo Gabriel anuncia a Zacarias que Isabel conceberá um filho. Zacarias não acredita: Por donde conhecerei eu a verdade dessas coisas? porque eu sou velho e minha mulher está avançada em anos (Lucas I-18). O anjo lhe diz: Desde agora ficarás mudo e não poderás falar até o dia em que estas coisas sucedam, visto que não deste crédito às minhas palavras (Lucas I-20). Ao contrário Maria Santíssima, que não duvidou das palavras do Anjo, quando este lhe anunciou a Encarnação do Verbo, é elogiada por Santa Isabel: Bem-aventurada tu, que CRESTE, porque se hão de cumprir as coisas que da parte do Senhor te foram ditas (Lucas I-45). Maria Santíssima é enaltecida, porque creu - mas não se trata aí de crer que estava salva - e sim crer que, embora virgem, seria mãe, conforme lhe foi anunciado pelo Anjo.

   São Tiago fala em crer na existência de um só Deus: Tu CRÊS que há um só Deus. Fazes bem; mas também os demônios CREEM e estremecem (Tiago II-19). Trata-se aí de CRER; mas não é esperança de salvação, pois se diz que até os demônios creem (embora saibam que não podem salvar-se).

  Tu CRESTE Tomé, porque me viste; bem-aventurados os que não viram e CRERAM (João XX-29). De que se tratava então? Da confiança de que seria salvo por Jesus? Não; tratava-se do crédito dado às palavras daqueles que lhe deram notícia de um fato: o fato da Ressurreição do Mestre.
 Não podemos falar nesta questão de crer ou não crer, sem que nos venha à lembrança o episódio de São Tomé, a quem Nosso Senhor disse:

   Crer é, portanto, aceitar como verdadeira a palavra de alguém: Veio João a vós no caminho da justiça e não o CRESTES; e os publicanos e as prostitutas o CRERAM;  e vós outros, vendo isto, nem ainda fizestes penitência para o CRERDES (Mateus XXI- 32). Se vós CRÊSSEIS  a Moisés, certamente me CRERÍEIS também a mim, porque ele escreveu de mim. Porém se vós não dais crédito aos seus escritos, como dareis crédito às minhas palavras? (João V-46 e 47). Jesus aí exige dos judeus que creiam n'Ele com a mesma fé com que deveriam crer em Moisés. Porventura a crença em Moisés era CONFIANÇA de que Moisés os salvava, os levava para o Céu de qualquer maneira? Não; a crença que deveriam ter em Moisés era, como diz o próprio Divino Mestre, DAR CRÉDITO às suas palavras, aos seus escritos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário