terça-feira, 28 de maio de 2013

O QUE DEVEMOS CRER ( 1 )

   70. A PALAVRA INFALÍVEL DO MESTRE (a). 

   Jesus, Verdade Eterna, nos ensinou muitas coisas. Havemos de crer em tudo o que Ele disse, para podermos ganhar o Céu: Quem n'Ele CRÊ não é condenado, mas o que não CRÊ já está condenado, porque não crê no nome do Filho Unigênito de Deus (João III-18). Não vamos repetir aqui tudo o que Jesus ensinou. Mas há uma questão que nos está preocupando neste momento: o que é e o que não é necessário para a salvação, não é assim? Pois bem, vamos ver alguma coisa do que Jesus nos diz a este respeito.

   Por felicidade nossa, um dia apareceu um homem que fez a Jesus esta pergunta: Bom Mestre, que obras boas devo eu fazer para alcançar a vida eterna? (Mateus XIX-16).

   É precisamente o problema que ora nos preocupa. 

   Ora, se bastasse a fé para a salvação, a resposta de Jesus só podia ser uma: "Se queres entrar na vida, basta crer em mim, não é preciso mais nada, crê em mim e serás salvo". Se as obras não vogassem nada para a conquista da vida eterna, não fossem causa nem direta, nem indireta da salvação, se não fosse, entre outras coisas, a nossa maneira de proceder que decidisse a nossa sorte na eternidade, Jesus não daria a resposta que deu, não falaria da maneira como falou. E a resposta do Mestre foi esta: Se queres entrar na vida, GUARDA OS MANDAMENTOS (Mateus XIX-17).

   E para que desaparecesse qualquer dúvida, para que ninguém pudesse sofismar sobre o sentido desta palavra MANDAMENTOS, o próprio consulente se encarrega de perguntar que mandamentos são estes. Ele Lhe perguntou: Quais? (Mateus XIX-18). Vejamos agora a resposta do Mestre: E Jesus lhe disse: Não cometerás homicídio; não adulterarás; não cometerás furto; não dirás falso testemunho, honra a teu pai e a tua mãe, e amarás ao teu próximo como a ti mesmo (Mateus XIX-18 e 19).

   Se para a salvação basta a fé, se basta estender a mão para recebê-la, como dizem os protestantes, como é que Jesus impõe tantas obrigações para o homem ALCANÇAR A VIDA ETERNA?

   Chamamos a atenção do leitor para o estilo abreviado das Escrituras; a Bíblia não diz tudo num versículo, mas a doutrina completa se obtém conferindo os versículos uns com os outros. O Mestre não fala aí no principal mandamento, que é amar a Deus sobre todas as coisas; cita alguns, porque assim o seu consulente já poderá identificar que mandamentos são estes. Quando houver oportunidade, Jesus falará no máximo e primeiro mandamento (Mateus XXII-38). 

Continua no próximo post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário