segunda-feira, 31 de outubro de 2016

ARTIGO DUODÉCIMO DO CREDO (2ª parte)



  O quadro anterior, ou seja, o nº 16 representou a vida eterna feliz que é o Céu. Este quadro nº 17 representa a vida eterna infeliz que é o Inferno.


   No alto do quadro, vemos sete aberturas do inferno, que são marcadas pelas primeiras letras dos sete vícios capitais. O O indica o orgulho. O A indica a avareza. O L a luxúria, o E a inveja (envie em francês), o G a gula, o C a cólera ou ira, o P a preguiça. Pretende-se mostrar com isso que são sobretudo os pecados capitais que levam as almas para o inferno.

   Por cima de cada uma destas letras, um animal simboliza o pecado que ele representa. Vemos da esquerda para a direita: um leão que simboliza a ira; um porco que simboliza a gula; um sapo sempre preso à terra, simboliza a avareza; um bode que simboliza a luxúria; uma serpente que simboliza a inveja; uma tartaruga que simboliza a preguiça.

   Além do fogo que é um sofrimento comum a todos os condenados, cada um, no entanto, sofre penas particulares apropriadas aos pecados que cometeu.

   No centro do quadro vemos os orgulhosos sendo arrastados aos pés de Lúcifer e forçados a dobrar os joelhos diante dele. São assim tratados porque, durante suas vidas, não quiseram se humilhar diante de Deus.

   Sob a letra A, vemos os avarentos trazendo uma sacola suspensa ao pescoço. Esta sacola lembra-lhes o quanto eles foram insensatos em preferir os bens perecíveis da terra aos bens eternos do céu.

   Sob a letra L, vemos os impudicos atormentados cruelmente pelos demônios e animais ferozes. Não se quer dizer com isto que haja animais no inferno mas é para simbolizar a raiva com que os demônios atormentam os impuros.

   Sob a letra E, vemos os invejosos enlaçados e mordidos por monstruosos répteis.

   Sob a letra G, vemos os gulosos e os bêbados sendo devorados por fome e sede cruéis e alimentados com fel de dragão e veneno de áspide. Isto tudo simboliza o remorso terrível e eterno por terem feito do estômago o seu deus.

   Sob a letra C, vemos os coléricos e os vingativos dilacerando-se mutuamente e arrancando os cabelos.

   Sob a letra P, vemos os preguiçosos sendo mordidos por tartarugas, picados com objetos inflamados, e deitados em braseiros.

   Os transgressores dos dez mandamentos de Deus e os profanadores dos sete sacramentos são pisoteados por uma besta que tem sete cabeças e dez chifres.

   Em baixo do quadro, à esquerda, vemos centauros (= monstros metade homem metade cavalo) pisando aos pés os heresiarcas que combateram a Religião com os seus maus escritos.

   No centro do quadro, vemos representado Lúcifer e por cima dele vemos um relógio cujo ponteiro marca sempre a mesma hora, e esta hora é a eternidade. Isto é para mostrar que as penas dos condenados duram sempre (toujours), e que, uma vez caído no inferno, de lá não se sairá jamais.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário