sábado, 21 de janeiro de 2017

A CONFISSÃO SALVAGUARDA CONTRA A IMORALIDADE E UMA MULTIDÃO DE CRIMES

LEITURA ESPIRITUAL MEDITADA

Todos os pecados, todas as desordens que perturbam e desonram as famílias, todos os crimes enfim que tendem a subverter a sociedade vêm do coração. É mister, pois, purificar e curar o coração humano, se quisermos salvar a humanidade, isto é, as famílias e toda a sociedade. Mas como? Que poderá exercer esta obra maravilhosa? As leis humanas quando boas, podem, sem dúvida, opor algum obstáculo à torrente impetuosa das paixões, mas não são suficientes para estancar-lhes a fonte. Podem, por exemplo, agir sobre as ações públicas como, por exemplo a pedofilia e a pornografia. Infelizmente hoje as leis humanas mais favorecem crimes do que os condena. É o caso do aborto, das uniões adúlteras ou sodomitas. Mas mesmo as leis humanas boas não podem atingir as ações secretas e ocultas, e ainda menos sobre seus princípios, que são os pensamentos e os desejos. Só à Religião de Nosso Senhor Jesus Cristo é reservado este poder; e a Igreja fá-lo através da confissão.

No segredo do tribunal sagrado, no confessionário, o coração se desvenda completamente. Ali, o padre, confidente íntimo do penitente, examina as chagas desse coração doente, e tira dele tudo que está gangrenado. Substitui o mal pelo bem, o erro pela verdade, as afeições desregradas por inclinações santas. Enfim, com sábios conselhos, acautela esse coração tão fraco de novas recaídas.

Nada mais apto para impedir o mal em sua origem, do que a confissão! E na falta de confessores, ninguém tem o poder nem o meio de o fazer. É o que dizia Monsenhor Gaume: "Nem o pai, nem a mãe, nem o amigo conhecem a última palavra do coração de seus filhos ou de seus amigos; há segredos que o homem não pode e não quer revelar senão a Deus. Como são cegos, para não dizer mais, os pais que afastam seus filhos da confissão, e creem poder obter o monopólio de sua confiança! Ah! eles não sabem absolutamente como o coração do homem é formado". E ouçamos o filósofo Marmontel: "Que melhor preservativo para as más inclinações da adolescência, do  que o uso da confissão todos os meses!".

Só a vergonha que acompanha a humilde acusação de um falta, é capaz de reter o homem na borda da abismo: "Eu não farei isto, porque terei de confessá-lo". Quantas infidelidades, quantas desordens a confissão não tem impedido! Quantas almas estariam eternamente perdidas se não se confessassem ou passassem a não fazê-lo mais! Caríssimos, o demônio mudo perde muitas almas afastando-as da confissão.

Portanto, quem quer viver bem ou converter-se depois de uma vida má, que deve fazer? - Deve procurar a confissão. Por isso o demônio mudo, afim de conseguir que alguém se entregue às suas paixões, procura afastar esta pessoa da confissão.

Quem quiser convencer-se destas verdades, basta ver a época da sua vida em que abandonou a confissão. Foi, então, neste tempo que se tornou mais puro e mais virtuoso? Sem a mínima dúvida, não foi. Pelo contrário, foi quando quis entregar-se às suas más inclinações. Caríssimos, o mundo mesmo sabe proclamar em alta voz o que se deve pensar a respeito das pessoas de bem que se confessam todos os meses. O próprio mundo vê sem dificuldade, que estes são católicos exemplares.


É bom, no entanto, estar sempre lembrando, que a confissão produz seus salutares efeitos, quando bem feita. Fazer mal a confissão, é sim, transformar um remédio em veneno. Que Deus nos livre de tamanho mal e perigo para a salvação! Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário