segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

A CONFISSÃO É SALVAGUARDA DOS BENS E DA REPUTAÇÃO DO PRÓXIMO

LEITURA ESPIRITUAL MEDITADA

A confissão impede o roubo, a maledicência, a calúnia; ela exige a reparação de toda a injustiça cometida contra o próximo. O próprio Rousseau, ímpio como foi, exclamava: "Quantas reparações, quantas restituições a confissão obriga a fazer!" Também a escritora Mme. de Genlis  relatava em uma de suas obras: "Há seis meses que me roubaram o valor de dez mil francos em objetos de prata. Foi-me impossível descobrir o autor deste roubo. Ontem o Sr. Cura de Santo Eustáquio pediu-me para falar em particular. Era para me anunciar que trazia consigo a restituição do roubo. Estamos no fim da quaresma e o ladrão quis fazer sua páscoa. Se, em vez de ter sido educado no religião católica, não conhecesse senão a filosofia da escola moderna, ele pensaria que o que é bom para roubar é bom para guardar".

Voltaire, o patriarca da impiedade, chamava a confissão "uma coisa excelente, uma instituição salutar, o maior freio que se pode pôr aos crimes, e sobretudo o único freio para os crimes ocultos".

Leibnitz, embora protestante, dizia: "a necessidade de confessar-se afasta muitos homens do mal, principalmente os que não estão ainda endurecidos, e oferece grandes consolações aos desalentados. Também considero o confessor como o principal órgão da divindade para a salvação das almas; seus conselhos servem para regar nossas afeições, evitar as ocasiões de pecado, restituir o roubado, reparar os escândalos, levantar os espíritos abatidos, enfim para curar e suavizar todos os males das almas doentes".

Dizia também o célebre Mons. Gaume: "Descobri um só interesse público ou privado, moral ou material que a confissão não proteja, e que não proteja mil vezes mais eficazmente do que os magistrados armados de toda a autoridade das leis humanas. A confissão protege a santa autoridade dos pais e dos reis, contra a insubordinação dos filhos e dos povos; protege a vida moral e mesmo física dos filhos contra a negligência e a má vontade dos pais; protege a inocência, a reputação, a propriedade, a vida e a tranquilidade de todos, contra as paixões culpáveis que a todos ameaçam, paixões cujos germes existem no coração de todos os filhos de Adão. Homens cegos, que tendes a desgraça de não vos confessardes, pais, mães, negociantes, ricos e pobres, não sabeis o que deveis ao tribunal da penitência. Sem a confissão, desde muito, talvez, a desonra pesasse sobre o que tendes de mais caro, a calúnia tivesse enxovalhado vosso nome, a injustiça abalado vossa fortuna, uma taça de amargura abreviado vossa vida".  


Caríssimos, há uma tara terrível que é mais freqüente que muita gente pensa: é a cleptomania, isto é, a tendência patológica para furtar. Pois bem, além do tratamento de especialistas, psicólogos e psiquiatras, não resta dúvida que a confissão é o grande meio para ajudar as pessoas vítimas de tal mania, a se curarem inteiramente. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário