terça-feira, 5 de abril de 2016

MINHA IGREJA


LEITURA ESPIRITUAL - Dia 5 de abril


"... Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja..." (S. Mateus, XVI, 18)

Tencionamos, hoje, provar a unidade da Santa Madre Igreja. Tomamos deste texto para nossas reflexões, apenas as palavras: "MINHA IGREJA".  Todo este texto e contexto, serão empregados alhures, se Deus quiser, para provar o primado do Apóstolo Pedro.

"A unidade é o caráter insigne de verdade e do invencível poder, que o Autor divino da Igreja imprimiu para sempre na sua obra... Quando Jesus Cristo fala deste edifício místico, menciona apenas uma única Igreja, a que ele chama Sua: "Edificarei a MINHA Igreja... Não sendo fundada por Jesus Cristo, qualquer outra que quisessem imaginar fora dessa, não pode ser a verdadeira Igreja de Jesus Cristo" (Enc. "Satis Cognitum", intr. e nº 70.

"Nos últimos tempos",  diz Isaías, "a montanha que é a casa do Senhor será preparada no cume das montanhas. Elevar-se-á sobre os outeiros e todas as nações concorrerão a ela. Irão muitos povos e dirão: vinde, subamos ao monte do Senhor e à casa de Deus de Jacó, e ele nos ensinará os seus caminhos, e nós andaremos pelas suas veredas, porque de Sião sairá a lei e de Jerusalém a palavra do Senhor" (Isaías, II, 2 e 3).  E assim comenta o  grande Padre da Igreja, o Bispo Santo Optato de Milevo:  "Não é, pois, da montanha material de Sião que Isaías avista o vale, mas sim da montanha santa que é a Igreja, e que enchendo o mundo romano todo, eleva seu cimo até o céu... A verdadeira Sião  espiritual é, pois a Igreja, na qual Jesus Cristo foi estabelecido Rei por Deus Pai, e que está no mundo inteiro, o que só é verdade da Igreja Católica".

Diz também São Paulo: "Deus estabeleceu-O (Jesus Cristo), chefe sobre toda a Igreja que é o seu corpo" (Efésios, I, 22 e 23). E na Primeira Epístola aos Coríntios XII, 12 diz: "Todos os membros do corpo, embora numerosos, não são, entretanto, senão um só corpo: assim é Cristo". E é por isso que nos diz ele ainda: "Cristo é a cabeça em virtude da qual  todo corpo unido e ligado por todas as juntas, que se prestam mútuo socorro, consoante, uma operação proporcionada a cada membro" (Efésios, IV, 15 e 16).  E assim comenta São Cipriano: "Há um só Deus, um só Cristo, uma só Igreja de Cristo, uma só fé, um só povo, que pelo vínculo da concórdia é estabelecido na unidade sólida de um mesmo corpo. A unidade não pode ser cindida: um corpo que permanece único não pode dividir-se pelo fracionamento do seu organismo... Ela (a Igreja) não pode ser dispersada em pedaços pela dilaceração de seus membros e de suas entranhas. Tudo o que for separado do centro da vida não mais poderá viver à parte nem respirar".

Eis o comentário tão claro quão eloquente de Santo Agostinho: "Vede em que é que deveis tomar cuidado, vede por que é que deveis velar, vede o que é que deveis temer.  Às vezes, corta-se um membro do corpo humano, ou, antes, separa-se esse membro do corpo: uma mão, um dedo, um pé. Acaso a alma segue o membro cortado?  Quando ele estava no corpo, vivia; cortado, perde a vida. Assim o homem, enquanto vive no corpo da Igreja, é cristão católico; separado dele, torna-se herege. A alma não segue o membro amputado".  Sobre o mesmo assunto, comenta São Cipriano: "Quem quer que se separe da igreja para se unir a uma esposa adúltera, abdica também as promessas feitas à Igreja. Quem quer que abandone a Igreja de Cristo não chegará às recompensas de Cristo... Quem quer que não guarde essa unidade não guarda a lei de Deus, não guarda a fé do Pai e do Filho , não guarda a vida nem a salvação".

Nosso Senhor Jesus Cristo, dirigindo-se ao Pai, assim falou: "Assim como vós me enviastes ao mundo, eu também os enviei pelo mundo (Jo XVII, 18). "Ora, está na missão de Cristo, comenta Leão XIII, redimir da morte e salvar "o que perecera", isto é, não somente algumas nações ou algumas cidades, senão a universalidade do gênero humano todo, sem distinção alguma nem no espaço nem no tempo. "O Filho do Homem veio... para que o mundo seja salvo por ele" (Jo III, 17). "Porque nenhum outro nome sob o céu foi dado aos homens pelo qual devamos ser salvos" (At IV, 12). A missão da Igreja é, pois, espalhar ao longe entre os homens e estender a todas as idades a salvação operada por Jesus Cristo, e todos os benefícios que dela decorrem. É por isso que, consoante a vontade de seu Fundador, necessário se torna que ela seja única em toda a extensão do mundo, em toda a duração dos tempos". ("SATIS COGNITUM"). 
























Nenhum comentário:

Postar um comentário