quarta-feira, 30 de outubro de 2013

A CERTEZA DA SALVAÇÃO - ( 24 )

   99. VÍCIO DE ORIGEM.

   A mentalidade protestante tem sido diversa da mentalidade católica neste ponto, porque o Protestantismo nasceu precisamente disto: da pretensão de Lutero de querer ter, e sem grande trabalho, a certeza absoluta de que era um predestinado para o Céu. Para isto, alargou monstruosamente o caminho da salvação. Fez, pode-se dizer, desta certeza absoluta da salvação, o único requisito para alcançá-la. Segundo a doutrina de Lutero, para alguém se salvar certamente, não precisa observar os mandamentos (porque, segundo ele, o homem não pode observá-los, uma vez que não é livre), não precisa mais do que crer que já está salvo.

   O Evangelho, na doutrina de Lutero, se tornou uma boa nova, não no sentido que lhe deu Jesus Cristo, mas uma boa nova para todos os criminosos, todos os ímpios, todos os crápulas, todos os devassos, os quais, de queixos caídos, ouvem Lutero explicar-lhes, que também para eles é facílima a salvação, uma vez que não se exige o arrependimento, uma vez que os pecados que cometeram, ou cometerão ainda para o futuro, não os impedirão de entrar no Céu; Cristo cobrirá com o seu manto todos estes pecados; basta ficarem certos, certíssimos, convencidos inteiramente de que se salvarão pelo sangue redentor de Cristo, que fez tudo por nós, que já pagou, que já observou a lei de Deus por todos eles, para que eles ficassem dispensados de observá-la. 

   Assim a certeza absoluta da salvação era uma consequência da doutrina de Lutero, mas de uma doutrina ímpia, perversa e monstruosa. Realmente se para entrar no Céu o pecador não precisa emendar-se nem arrepender-se, entra com os pecados e tudo, porque Jesus acoberta estes pecados debaixo de seu manto, se só o pecado que condena o homem ao inferno é o pecado de não crer, isto é, de não confiar em Cristo, é fácil ao homem que confia em Cristo ficar com a convicção absoluta de que se salva. 

   Mas todo este sistema é, debaixo das aparências de piedade, de adesão a Cristo, um sistema diabólico. Nem Deus, nem o Evangelho, nem homem algum de bom senso pode estar de acordo com isto, porque é fazer do Evangelho a porta aberta pata todos os crimes, todas as misérias e degradações. 

2 comentários:

  1. Qual a fonte desse texto, de que livro foi tirado?

    ResponderExcluir
  2. ZELO ZELATUS SUM: Foi tirado do Livro "LEGÍTIMA INTERPRETAÇÃO DA BÍBLIA", autor Lúcio Navarro. Este é o nº 99. Confira o nº 1.

    ResponderExcluir