sexta-feira, 25 de outubro de 2013

A CERTEZA DA SALVAÇÃO - ( 21)

   97. O TESTEMUNHO DO ESPÍRITO SANTO (b).

   Mais adiante, neste mesma Epístola aos Romanos, falando sobre os judeus que rejeitaram a Cristo, São Paulo os considera como ramos que foram quebrados da árvore do povo de Deus, sendo em seu lugar enxertados os cristãos. Mas vem sempre a advertência para que estes não se ensoberbeçam com isto, pois se Deus não perdoou aos ramos naturais, também os enxertados devem temer que Deus não lhes perdoe (Romanos XI- 18 a 21). Se o cristão não permanece na bondade, também será cortado (Romanos XI-22). E o próprio Deus tem poder para enxertar de novo os judeus na sua própria árvore (Romanos XI-23 e 24).

   Não há motivo, portanto, para que o cristão se ensoberbeça com a ideia de uma SEGURANÇA ABSOLUTA,  a qual de fato não existe, sendo a soberba, ao contrário, o caminho para cair na reprovação divina.

   E não precisamos mais repetir aqui aquelas advertências bem claras, que já expusemos há pouco, de que os que fazem tais e tais coisas NÃO POSSUIRÃO O REINO DE DEUS (1ª Corintios VI-9 e 10; Gálatas V-19 a 21).

   Diante disto, qual é o papel da Verdadeira Igreja que quer realmente ensinar o doutrina de São Paulo, que é exatamente a mesma doutrina de Jesus?

   É exortar aos seus fiéis para que SE LIBERTEM DO PECADO, de todo o pecado. Ouvindo a sua exortação, os fiéis, uma vez que gozam do livre arbítrio (e uns cooperam com a graça, e outros não) ou se libertarão do pecado, com o auxílio da graça de Deus ou continuarão a ele escravizados, por sua própria culpa.

   Os que se libertarem realmente do pecado serão filhos e herdeiros de Deus, co-herdeiros de Cristo. E A ESTES naturalmente o Espírito Santo lhes infundirá paz e tranquilidade, juntamente com o testemunho da boa consciência. Não é necessária, para isto, nenhuma insinuação da nossa parte. Se, por acaso, alguém que procede irrepreensivelmente, que cumpre exatamente o seu dever, que segue sempre os ditames da própria consciência, que tem de seus pecados passados um arrependimento SINCERO, ainda se mostra receoso e cheio de temor, é o caso de lhe dizermos que expulse tais temores infundados, e que o próprio Espírito Santo se encarregará de lhe atestar que é realmente um filho de Deus.

   Mas os que continuarem presos aos seus vícios, aos seus pecados, sem a necessária emenda, sem o arrependimento, estes enquanto permanecerem assim, não são filhos de Deus neste sentido especial em que São Paulo toma aí esta expressão, no de herdeiros do Céu; e portanto o Espírito Santo não lhes poderá atestar isto, pois seria um mentira, e o Espírito Santo não mente. Realmente o mesmo Divino Mestre que nos diz: Todo o que comete pecado é escravo do pecado (João VIII-34) nos diz também: Ninguém pode servir a dois senhores (Mateus VI-24).

Nenhum comentário:

Postar um comentário