sábado, 17 de agosto de 2013

A CERTEZA DA SALVAÇÃO - ( 7 )

   88. O VERBO SALVAR EM TRÊS TEMPOS (b).

   2º: no presente: SOIS SALVOS.

   Na Primeira Epístola aos Coríntios, São Paulo diz o seguinte: Ponho-vos, pois, presente, irmãos, o Evangelho que vos preguei, o qual também vós recebestes e nele ainda perseverais, pelo qual é certo que SOIS SALVOS, se todavia o conservais, como eu vo-lo preguei, salvo se em vão o crestes (1ª Coríntios XV- 1 e 2). São Paulo diz aos Coríntios que eles estão no caminho da salvação, estão salvos pelo Evangelho, se é que não creem em vão; e é claro que, se não obedecem ao que manda o Evangelho, é vã a sua crença e não se salvam. 

   Na Epístola aos Efésios, exatamente como fizera no trecho da Epístola ao Tito acima transcrito, São Paulo fala primeiramente nos graves pecados de que os cristãos eram culpados, antes de abraçarem o Cristianismo: Vivemos também todos nós em outro tempo segundo os desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos seus pensamentos e éramos por natureza filhos da ira, como também os outros  (Efésios II-3), para logo em seguida acrescentar: Mas Deus que é rico em misericórdia, pela sua extremada caridade, com que nos amou, ainda quando estávamos mortos pelos pecados, nos deu vida juntamente em Cristo, por cuja graça SOIS SALVOS (Efésios II-4 e 5). São Paulo, portanto, lhes diz: Estais salvos daquele estado de pecado e corrupção em que vos encontráveis, estais no caminho da salvação eterna e isto foi obra da graça que tocou o vosso coração. Mas segue-se daí que São Paulo os julgasse impecáveis, incapazes de voltar ao antigo estado? Segue-se daí que São Paulo esteja dizendo que todos os fiéis de Éfeso, a quem escreve, irão para o Céu com toda certeza ou que não pode perder-se nenhum deles por consideração alguma? Absolutamente não, porque o Apóstolo, nesta mesmíssima Epístola aos Efésios, sente a necessidade de fazer várias exortações PARA QUE NÃO VOLTEM À DEGENERESCÊNCIA DE OUTRORA, PORQUE ISTO OS LEVARIA À CONDENAÇÃO: Não andeis já como andam também os gentios na vaidade do seu sentido (Efésios IV-17). Renunciando a mentira, fale cada um a seu próximo a verdade, porque somos membros uns dos outros. Se vos irardes, seja sem pecar... Não deis lugar ao diabo.  Aquele que furtava não furte mais... Nenhuma palavra má saia da vossa boca (Efésios IV-25 a 29). Toda a amargura e ira e indignação e gritaria e blasfêmia, com toda a malícia, seja desterradas dentre vós outros (Efésios IV-31). A fornicação e toda a impureza ou avareza, nem sequer se nomeie entre vós outros, como convém aos santos, nem palavras torpes, nem loucas, nem chocarrices que são impertinentes, mas antes ações de graças porque HAVEIS DE SABER E ENTENDER QUE NENHUM FORNICÁRIO OU IMUNDO OU AVARO, o que é culto de ídolos, NÃO TEM HERANÇA NO REINO DE CRISTO E DE DEUS (Efésios V-3 a 5).
   É um estado de salvação em que se encontram os Efésios, mas um estado que PRECISA SER CONSERVADO por meio de um bom procedimento, para que cheguem a gozar da herança do reino de Cristo lá no Céu.

   3º no futuro: SEREMOS SALVOS.

   Às vezes a Bíblia apresenta a salvação não como uma coisa que já se adquiriu, mas que ainda vai ser adquirida para o futuro.
   Se, sendo nós inimigos, fomos reconciliados com Deus, pela morte de seu Filho; muito mais, estando já reconciliados, SEREMOS SALVOS por sua vida (Romanos V-10). E em outro capítulo da mesma Epístola aos Romanos, São Paulo fala da salvação, como a meta para a qual se marcha, o ideal que se procura conseguir: Agora está MAIS PERTO  a nossa salvação que quando recebemos a fé (Romanos XIII-11).

   4º no passado e no futuro ao mesmo tempo.

Há finalmente um texto curioso da Epístola ao Romanos em que São Paulo nos diz: Na ESPERANÇA é que TEMOS SIDO SALVOS. Ora, a esperança que se vê não é esperança; porque o que qualquer vê, como o espera? E se o que não vemos esperamos, por paciência o esperamos (Romanos VIII-24 e 25). Fomos salvos, não na realidade que se goza imediatamente, mas na esperança (no grego TÉ ELPÍDI - dativo modal), isto é, temos este bem da salvação em nossa esperança. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário