segunda-feira, 26 de agosto de 2013

A CERTEZA DA SALVAÇÃO - ( 10 )

   89 . DUPLO CONCEITO DE VIDA ETERNA (c).

   Que esta vida eterna que já possuímos aqui na terra pela graça santificante, é incompatível com o pecado grave e se perde, se o cometemos, isto se mostra claramente na Bíblia: Cada um é tentado pela sua própria concupiscência, que o atrai e alicia; depois a concupiscência quando conceber, dá à luz o pecado; o pecado, quando tiver sido consumado, GERA A MORTE (Tiago I-14 e 15). A alma que pecar, essa MORRERÁ (Ezequiel XVIII-4 e 20). Todo que tem ódio a seu irmão é homicida; e vós sabeis que nenhum homicida tem a VIDA ETERNA permanente em si mesmo (1ª João III-15). Aquele que comete o pecado é filho do diabo, porque o diabo peca desde o princípio... Nisto se conhece quais são os filhos de Deus e os filhos do diabo. Todo o que não é justo não é filho de Deus, (e também não o é)  o que não ama a seu irmão; porque esta é a doutrina que tendes ouvido desde o princípio, que vos ameis uns aos outros (1ª João III-8, 10 e 11). A que verdadeiramente é viúva e desamparada, espere em Deus e esteja perseverante em rogar e orar de noite e de dia; porque a que vive em deleites vivendo ESTÁ MORTA (1ª Timóteo V- e 6). Eu sei  AS TUAS OBRAS;  que tens a reputação de que vives e tu ESTÁS MORTO (Apocalipse III-1). Muitos dos judeus e prosélitos tementes a Deus seguiram a Paulo e a Barnabé, os quais com as suas razões os exortavam a que PERSEVERASSEM NA GRAÇA DE DEUS (Atos XIII-43).

   Vimos há pouco esta VIDA ETERNA, ou seja, a graça de Deus em nós, ser apresentada como anexa à fé em Cristo ou à recepção do seu corpo e sangue. 

   Não precisamos mais repetir o que já dissemos: que esta fé se entende a fé viva, que não é contradita pelas obras, a fé que tem aquele que guarda a palavra de Jesus e que esta recepção do corpo e do sangue do Senhor há de ser com a alma contrita e com as necessárias disposições, sob pena de se comer e beber a própria condenação, como diz São Paulo (1ª Coríntios XI-29). Queremos lembrar apenas, a respeito do ensino de Jesus, apresentado pelo Evangelista São João, de que a VIDA ETERNA consiste em CONHECERMOS A DEUS E A JESUS CRISTO (João XVII-3) esta palavra do mesmo São João Apóstolo a respeito do Divino Mestre: Nisto sabemos que O CONHECEMOS, SE GUARDAMOS OS SEUS MANDAMENTOS. Aquele que diz que O conhece e não guarda os seus mandamentos é um mentiroso e não há nele a verdade (1ª João II-3 e 4). Não pode, portanto, ter a VIDA ETERNA, ou seja, a graça santificante, aquele que não obedece aos mandamentos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário