quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

COMO SURGIU A TEORIA DA SALVAÇÃO SÓ PELA FÉ - ( 7 )

   46. A FÉ E A SALVAÇÃO , OBRAS EXCLUSIVAS DE DEUS.

   Aqui perguntamos a Lutero: - Mas, se a nossa natureza está tão corrompida assim, que até as boas obras que fazemos são pecados, como é também que podemos crer?

   Responde Lutero que a fé é Deus que "opera em nós, sem nós" e às vezes até "apesar de nós" (Apud Denifle-Paquier III- 272, 289).

   A Igreja Católica, que admite o livre arbítrio, considera a fé como uma convicção da inteligência, sob o império da vontade livre e sob o influxo da graça divina. A graça de Deus se antecipa à ação humana, mas a fé é obra de Deus e do homem. Para Lutero, que só admite o arbítrio escravo, a fé é obra exclusiva de Deus.

   A Igreja, como vimos, ensina que Jesus Cristo é o Único Salvador no sentido de que Cristo, reconciliando-nos com Deus, ofereceu-Lhe a reparação pelo pecado, que só Ele, Cristo, podia oferecer por ser Homem e Deus ao mesmo tempo. A obra de Cristo foi perfeitíssima; falta apenas a nossa contribuição a qual realizamos juntamente com a graça de Cristo, que Ele mereceu por nós na cruz. Lutero toma Cristo como Único Salvador no sentido de que não existe também a nossa parte na obra da salvação. Ele fez tudo: a sua parte e a nossa; se Ele nos salvou, não nos resta mais fazer nada: só crer. E esta fé, Ele é quem opera em nós, com exclusividade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário