terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

COMO SURGIU A TEORIA DA SALVAÇÃO SÓ PELA FÉ - ( 5 )

   43. O PECADO ORIGINAL.

   Para Lutero, o anjo também não é livre, porque "o livre arbítrio é o apanágio exclusivo de Deus" (Weimar XVIII-664). Mas com o homem aconteceu uma grande desgraça. Foi o pecado original que tornou a nossa vontade inteiramente corrompida, completamente dominada pelo mal, segundo a doutrina luterana. E isto por toda a nossa vida. Diz Lutero: "Nossa pessoa, nossa natureza, todo o nosso ser está corrompido pela queda de Adão... Nosso pecado não é em nós uma obra ou uma ação; é a nossa natureza e todo o nosso ser" (Apud Doëllinger III- 31). 
  
   No Comentário à Epístola aos Romanos capítulo V, Lutero afirma que o pecado original é "não somente a privação de qualidade na vontade, não somente a privação de luz na inteligência e de poder na memória, mas a completa privação de toda retidão do homem interior e exterior. É a própria tendência para o mal, náusea para o bem, aversão à luz e à sabedoria, amor ao erro e às trevas, fuga e abominação das boas obras, corrida para o mal" (Ficher II, 144). 

   A consequência disto é que o homem só pode fazer o mal: "O homem, não sendo senão um tronco apodrecido, não pode produzir senão corrupção, não pode querer e fazer senão o mal" (Opera Latina I, 243 e 350).

   "Tudo o que empreenderes, por belo e brilhante que seja, é pecado e continua sendo pecado. Faze o que quiseres, não podes senão pecar". (Apud Denifle-Paquier III- 179). 

   E tudo o que o homem faz é, por sua natureza, pecado mortal: "Todo o pecado, no que diz respeito à substância do fato, é mortal" (Comentário da Epístola aos Gálatas. (Erlangen III-24). 

   44. LUZ NAS TREVAS E CONSOLO NO DESESPERO...

   Diante deste quadro tenebroso, parece que estamos irremediavelmente perdidos; não temos liberdade e trazemos, do berço até o túmulo, a natureza tão corrompida pela queda do primeiro homem, que tudo que fazemos é pecado e pecado mortal; como poderemos então salvar-nos?

   Muito simples, segundo Lutero; basta crer em Jesus Cristo. Crê e serás salvo. 

   Que entende Lutero por esta palavra  - CRER?

   Todos sabem que crer em Jesus Cristo significa aceitar toda a sua doutrina. Lutero também admite a fé neste sentido, mas isto para ele não tem grande significação; não é propriamente neste sentido que a fé salva.

   Ouçamos as suas palavras: "Cristo tem duas naturezas. Em que isto me interessa? Se ele traz este nome de Cristo, magnífico e consolador, é por causa da ministério e da tarefa que Ele tomou sobre si... Crer em Cristo não quer dizer que Cristo é uma pessoa que é homem e Deus, o que não serve de nada a ninguém; significa que esta pessoa é Cristo, isto é, aquele que para nós saiu de Deus e veio ao mundo... É deste ofício que Ele tira o seu nome" (Erlangen XXXV-207). Em resumo, Lutero quer dizer que crer em Cristo significa simplesmente crer que Ele é o Salvador e nada mais.

   A fé que salva é a confiança. O homem cheio de temor, de angústia, de horror diante de sua própria miséria, sabendo que não pode fazer outra coisa senão pecar, se lança nos braços de Cristo, seu Salvador e se enche da convicção de que pelo sangue de Cristo está salvo. Crendo que somos salvos por Cristo, estamos salvos.
   [Será que Lutero conseguiu assim eliminar seus escrúpulos?! Veremos no dia do Juízo Final]. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário