sábado, 25 de outubro de 2014

JESUS É O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA

   A) JESUS É O CAMINHO que devemos seguir para chegar a Deus. "Éramos, diz o Beato Olier, devedores a Deus de um milhão de deveres religiosos, mas como éramos incapazes por nós próprios de Lho tributarmos - de adorá-Lo como Ele merece e é nosso dever - necessitávamos que o grande Mestre, pela sua caridade, servisse de suplemento aos nossos deveres e fosse mediador da nossa religião. Foi por isso que Ele quis reviver depois da sua morte e estar sempre vivo - ad interpellandum pro nobis, diz São Paulo, para louvar e pedir ao seu Pai por nós e na nossa falta".
   Tivemos a infelicidade de ofender a Deus? É o próprio Jesus, mediador de redenção, que pleiteia a nossa causa e se oferece como vítima de propiciação pelos nossos pecados. Diz São João: 'E se alguém pecar, temos um advogado junto do Pai: Jesus Cristo, o justo. Ele mesmo é uma vítima de propiciação pelos nossos pecdos, não só pelos nossos, mas pelos do mundo inteiro" (1 João, II, 1 e 2).
   Queremos implorar novas graças? Jesus está presente para apoiar as nossas preces com todo o valor dos seus méritos infinitos. O próprio Jesus nos garante: "Em verdade, em verdade vos digo, tudo o que pedirdes ao meu Pai, Ele vo-lo dará em meu nome" (Jo. XVI, 1-4). Jesus pede conosco e por nós. E Ele é sempre ouvido por causa da dignidade da sua pessoa: "Foi atendido pela sua reverência" (Heb. V, 7).
   É por Jesus que nós também recebemos o Espírito Santo. É o próprio Jesus que no-lo afirma: "É bom para vós que eu vá, porque se não for, o Paráclito não virá para vós; mas se eu for, eu vo-Lo enviarei... Quando o Espírito de verdade vier, Ele vos guiará em toda a verdade... O Paráclito, o Espírito Santo, que meu Pai enviará em meu nome, há de ensinar-vos todas as coisas e lembrar-vos-á tudo o que eu vos disse" (S. Jo. XVI, 26; 7-13). Diz São Paulo que é o próprio Espírito Santo que pede por nós com gemidos inenarráveis (Rom. XVI, 7-13).
   Portanto, Jesus nos conduz ao Pai e ao Espírito Santo. Assim é o caminho que nos conduz a mais alta perfeição. É-o também por ser o modelo perfeito de todas as virtudes que devemos praticar. Caríssimos, sigamo-Lo, portanto, com todo amor. Seguindo-O, não nos extraviaremos. Caminharemos para a luz.

   B) JESUS É A VERDADE INFALÍVEL que devemos crer e abraçar com amor. Jesus como Verbo, é a infinita Sabedoria, a luz que ilumina todos os espíritos; como homem, possui três ciências: a visão beatífica, pela qual vê a Deus face a face e, n'Ele, todo o domínio do real, passado, presente e futuro; a ciência infusa, que se estende a todas as realidades do ordem natural e sobrenatural; a ciência experimental, que adquiriu progressivamente e que, sem ser tão universal como as outras duas, acabou por atingir um dia o conjunto das verdades a que o espírito humano pode elevar-se. É neste sentido que o Evangelho diz que o Menino Jesus crescia em idade e ciência. Jesus é, portanto, o nosso Mestre por excelência; "VÓS SÓ TENDES UM MESTRE QUE É CRISTO" (S. Mat. XXIII, 10). Que os outros escolham, se quiserem, "mestres que deleitem os ouvidos e se desviam da verdade para se entregarem a fábulas" (2 Tm. IV, 3 e 4). Quanto a nós, pela graça de Deus, iremos Àquele que tem palavras da vida eterna, Aquele que veio a este mundo para dar testemunho da verdade. Iremos a Ele com toda a nossa alma, com a dupla luz da razão e da fé. Não percamos o nosso tempo em elogiar seja lá que "mestre" for, porque, na verdade, seria elogiar "salteadores". Seja, isto sim, o Verbo Eterno Encarnado a nossa luz nos estudos de todas as ciências, profanas ou sagradas. Não esqueçamos que toda a verdade é uma espécie de parcela da divina Sabedoria, e conduzamos todos os nossos conhecimentos para a glória de Nosso Senhor Jesus Cristo. Mas procuremo-Lo sobretudo no Santo Evangelho, que havemos de ler e reler, sempre interessados na doutrina do Mestre, que é o Doutor infalível. A quem iremos? Só Jesus tem palavras de Vida eterna! Façamos da Sua doutrina a regra da nossa vida, não esquecendo que o melhor meio de conhecer e sentir a verdade, é pô-la em prática.

   C) JESUS É A NOSSA VIDA. A vida, hauriu-a Ele integralmente como Deus no seio do Pai; como homem, possui uma participação de vida tão abundante que é a fonte onde todos nós devemos beber. Primeiro pelos sacramentos que são os canais da graça. Saem do Sagrado Coração de Jesus e derramam-na nas nossas almas. Devemos estar sempre lembrados que a vida divina de que os sacramentos nos torna participantes, é fruto do sangue de Jesus e do seu amor para conosco. Sobretudo a Eucaristia, porque é o próprio Jesus que recebemos; quer dizer, o Verbo encarnado com todos os tesouros da sua divindade e da sua  humanidade, com o Pai e o Espírito Santo inseparavelmente unidos a Ele. Jesus disse: "Eu vim para que tenham a vida, e  com abundância".
   Não só dos sacramentos nos vem esta vida; mas ainda de todos os atos feitos em estado de graça, em união com Jesus. A graça santificante é uma participação da vida divina. E cada ato nosso feito em união com Jesus, aumenta esta graça e portanto, aumenta a vida divina em nós.
   Caríssimos e amados irmãos, felizes as almas que saboreiam e praticam estas belas doutrinas, que São Paulo e São João ensinavam incessantemente aos primeiros cristãos e que transformaram o mundo! Felizes as almas que, segundo o Beato Olier, têm Jesus diante dos olhos, no coração e nas mãos. Vamos explicar estas três coisas:
   Ter Jesus diante dos olhos: ou seja, comtemplá-Lo como o modelo mais completo de todas as virtudes que devemos praticar. Quando oramos ou meditamos, quando estudamos ou cumprimos os nossos deveres de estado, perguntemo-nos muitas vezes, como São Vicente de Paulo: Que faria Jesus se estivesse no meu lugar?" Ao mesmo tempo  adoremo-Lo e supliquemos-Lhe que nos ajude a reproduzir as suas disposições interiores: "E depois, como diz o Beato Olier, quando o nosso coração estiver cheio de amor, permaneçamos em silêncio  diante d'Ele, nestas mesmas disposições e sentimentos".
   Ter Jesus no coração: Diz o Beato Olier: "Demo-nos a Cristo para que a sua virtude nos anime a deixarmo-nos possuir por Ele, e, depois fiquemos ainda algum tempo em silêncio junto d'Ele, para nos deixarmos imbuir interiormente da sua unção divina". Supliquemos ao Divino Espírito Santo, que animava a alma humana do Salvador e que é ainda hoje a alma do seu corpo místico, que venha até nós para nos tornar semelhantes a Jesus Cristo.
   Ter Jesus nas mãos: isto é, rogar a Ele que faça com que a sua vontade se cumpra em nós, que, como explica o Beato Olier, "como bons membros, devemos obedecer à cabeça, e cujos impulsos só devem vir de Jesus Cristo, o qual, enchendo a nossa alma do seu Espírito, da sua virtude e da sua força. deve operar em nós e por nós tudo quanto deseja".
    Assim como explicou o Beato Olier, Jesus se torna verdadeiramente o centro da nossa vida, dos nossos pensamentos, dos nossos sentimentos, das nossas ações; só assim Ele é sempre para nós uma fonte de água viva. Com São Paulo, digamos de todo o coração: "A MINHA VIDA É JESUS!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário