sábado, 16 de julho de 2022

ESCAPULÁRIO DE NOSSA SENHORA DO CARMO

Em 16/07/1251, N Senhora apareceu a S Simão Stock (Inglaterra) e disse-lhe: "Recebe, meu querido filho, este escapulário q será distintivo da minha Ordem. Aquele q morrer revestido deste hábito, será preservado das chamas eternas". E o Santo, então superior Geral da Ordem Carmelitana, revelou à todos esta aparição e propagou a devoção do Escapulário. E até Papas, Cardeais, Bispos, reis e rainhas receberam o Escapulário. Mas nossa terna Mãe do Céu queria auxiliar a todos. E assim em 1321 apareceu ao Papa João XXII, e estendeu os privilégios de seu Escapulário a todos os seus devotos leigos. Acrescentou ainda o privilégio "sabatino". Disse-lhe a Virgem Maria: "Quando tiverem deixado o século presente e entrado no Purgatório, eu descerei, como sua terna Mãe, ao meio deles no sábado seguinte à sua morte; livrarei aqueles q lá encontrar, e os conduzirei à montanha santa, à feliz morada da vida eterna" (João XXII na sua bula "Sabbatina").

Obrigações: 1ª - receber e usar com devoção o escapulário e morrer com ele; 2ª - praticar a castidade segundo o próprio estado; 3ª - fazer abstinência de carne nas quartas-feiras e sábados (ou rezar diariamente o Ofício Parvo de N Senhora).
Para facilitar o uso p todos, o escapulário grande foi simplificado neste pequeno q bem conhecemos. E p aqueles q nem este pudessem usar, o Papa S Pio X permitiu o uso de uma medalha tendo de um lado a imagem do S Coração de Jesus e, do outro a de N Senhora. Mas hoje os 2 pedaços de lã marrom são revestidos de plástico e contendo tbm as imagens. E é este usado hoje.
N Senhora do Carmo, rogai por nós! Amém!
Obs: O escapulário é bento pelo Sacerdote quando o impõe na pessoa. Quando depois precisa trocar o escapulário, este não precisa ser bento. O Padre benze as imagens q estão no escapulário.
Hj, depois da S Missa às 17h, farei a imposição dos escapulários.
Nenhuma descrição de foto disponível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário