sábado, 26 de setembro de 2020

NOVENA A SANTA TERESINHA DO MENINO JESUS

 SEXTO DIA

ORAÇÃO PARA TODOS OS DIAS DA NOVENA: Ó Santa Teresinha, branca e mimosa flor de Jesus e de Maria, que embalsamais o Carmelo e o mundo inteiro com o vosso suave perfume, atraí-nos e convosco correremos em seguimento de Jesus, nosso Deus e único Bem, pelo caminho da renúncia, do amor e do abandono. Fazei-nos simples e dóceis, humildes e confiantes para com nosso Pai do Céu. Ah! não permitais que O ofendamos pelo pecado, que O contristemos pela desconfiança. Assisti-nos em todos os perigos e necessidades, socorrei-nos em todas as aflições e alcançai-nos todas as graças espirituais e temporais, particularmente...

Lembrai-vos. ó Santa Teresinha do Menino Jesus, que prometestes passar o vosso Céu fazendo bem sobre a terra, sem descanso, até ver completo o número dos eleitos.

Ah! cumpri em nós vossa promessa: sede nosso anjo protetor na travessia desta vida e não descanseis até que nos vejais no Céu, cantando ao vosso lado eternamente as ternuras do amor misericordioso do Coração de Jesus e do Coração de Maria. Assim seja!

ORAÇÃO PARA O 6º DIA: Divino Jesus, Filho Eterno do Eterno Pai, nas Bodas de Caná, ao antecipar a vossa hora de fazer milagres, quisestes deixar bem claro o poder de intercessão de vossa Mãe junto ao vosso Coração; e no alto da Cruz, ao dizer a S. João Evangelista: "Eis aí a tua mãe", demonstrastes também claramente, que queríeis, na pessoa do discípulo predileto, dar-nos , Maria por nossa Mãe. Ó Redentor do mundo, feito de uma Mulher bendita entre as demais mulheres, aclamada bem-aventurada por todas as gerações, lembrai-Vos  daquela terna devoção que  Santa Teresinha demonstrava  a Virgem Maria, e concedei-nos que tenhamos igualmente uma verdadeira e terna devoção a Vossa Mãe Santíssima.

E agora Santa Teresinha do Menino Jesus, mais uma vez a vós nos dirigimos, com grande confiança, implorando-vos esta graça: uma terna e verdadeira devoção a Santíssima Virgem Maria, Mãe de Deus. Compreendendo que não se pode amar a Jesus sem  amar também a sua Mãe, tínheis à Virgem Santíssima um verdadeiro amor filial e quisestes ser, desde a infância, a "florinha da Mãe de Deus", florescendo e espalhando o vosso perfume só para ela e para Jesus.

Ó Santa Teresinha, fazei vossa, a minha aflição: dizei por mim uma palavra àquela Virgem Imaculada que vos sorriu na manhã da vida, curando-vos de uma doença estranha.   Consegui que também nós cresçamos dia a dia no amor a Bendita Mãe de Deus, para que por Ela cheguemos a Jesus, e por Jesus e Maria alcancemos a felicidade do Céu. Amém!

JACULATÓRIA: Santa Teresinha, dedicada filha de Maria!  Rogai por nós!

OREMOS: Senhor Jesus Cristo, Esposo e amante das almas puras, as quais distinguis com coroa especialíssima: concedei-nos por intercessão de Santa Teresinha do Menino Jesus, a graça de segui-la aqui na terra, amando-Vos com todo o nosso coração, para que com ela recebamos o prêmio da eterna recompensa. Vós que viveis e reinais, pelos séculos dos séculos. Amém.

Pai-Nosso, Ave-Maria, Glória ao Pai.

LEITURA PARA O 6º DIA

SANTA TERESINHA E A DEVOÇÃO A MARIA SANTÍSSIMA

Teresa, aos dez anos de idade, foi acometida de um doença estranha. É impressionante como ela na Autobiografia (História de Uma Alma), no fim do capítulo terceiro afirma: "A doença que me atingira provinha certamente do demônio". E Santa Teresinha afirma, sem a menor sombra de dúvida, que foi a Virgem Maria que a curou:

"Estávamos no belo mês de maio. Toda a natureza se guarnecia de flores e trescalava de alegria. Só a "florzinha" enlanguescia e parecia murchar para sempre... Entretanto tinha junto de si um Sol. Esse Sol era a "imagem milagrosa da Santíssima Virgem que, por duas vezes tinha falado à Mamãe. Amiúde, sim, bem amiúde, a florzinha pendia sua corola em direção do Astro bendito... Certo dia, vi quando Papai entrou no quarto de Maria, onde eu estava acamada. Deu-lhe, com expressão de grande tristeza, várias moedas de ouro, dizendo-lhe escrevesse para Paris, mandando celebrar missas em honra de Nossa Senhora das Vitórias, para curar sua pobre filhinha. Oh! como me comoveu ver a fé e o amor do meu querido Rei!... Para minha cura se fazia mister um milagre e foi Nossa Senhora das Vitórias que o fez. Num domingo (durante a novena das missas), Maria [sua irmã] saiu para o jardim, e deixou-me com Leônia, que lia perto da janela. Ao cabo de alguns minutos, pus-me a chamar quase que à surdina: "Mamã... Mamã"... Habituada a ouvir-me sempre chamar assim, Leônia não me deu atenção. Isso durou muito tempo. Então chamei mais forte, e por fim Maria voltou. Vi perfeitamente quando entrou, mas não conseguia dizer que a reconhecia, continuando a chamar cada vez mais forte: "Mamã". Padecia muito com a luta violenta e inexplicável, e Maria talvez sofresse mais do que eu. Após baldados esforços para me mostrar que estava junto de mim, pôs-se de joelhos perto de minha cama, com Leônia e Celina. Voltando-se depois para a Santíssima Virgem, e rezando-lhe com o fervor de uma mãe que pede pela vida de sua filha, Maria alcançou o que desejava... Por não encontrar nenhuma ajuda na terra, a coitada da Teresinha também se voltara para sua Mãe do Céu, suplicando-lhe de todo o coração, tivesse enfim piedade dela... De repente, a Santíssima Virgem me pareceu bela, tão bela, como nunca tinha visto nada tão formoso. O rosto irradiava inefável bondade e ternura, mas o que me calou no fundo da alma foi o "empolgante sorriso da Santíssima Virgem". Nesta altura, desvaneceram-se todos os meus sofrimentos. Das pálpebras me saltaram duas grossas lágrimas e deslizaram silenciosas sobre as faces. Eram lágrimas de uma alegria sem inquietação... Oh! pensei comigo, a Santíssima Virgem sorriu para mim, como sou feliz... Baixei os olhos e enxerguei Maria... Parecia emocionada e dava impressão de suspeitar o favor que a Santíssima Virgem me concedera...Realmente, a florzinha ia renascer para a vida, o Raio luminoso que a reanimara não pararia suas benemerências. Não atuou de uma só vez, mas de modo manso e agradável foi levantando e revigorando sua flor, de tal sorte que cinco anos depois ela desabrocharia na montanha do Carmelo.

No dia de sua primeira comunhão, Teresinha  fez sua consagração como Filha de Maria. Eis suas palavras: "Na parte da tarde, fui eu quem recitou o ato de consagração à Santíssima Virgem. Era muito justo que, em nome de minhas companheiras, falasse à minha Mãe do Céu, eu que tão cedo me privara de minha Mãe da terra. De todo o coração me pus a falar-lhe, a consagrar-me a ela, como filha que se lança aos braços da Mãe, pedindo-lhe velar sobre ela. Parece-me que a Santíssima Virgem terá olhado para sua florzinha e ter-lhe-á sorrido, pois não foi ela quem a curara com visível sorriso?... Não foi ela que no cálice de sua florzinha depositara seu Jesus, a Flor dos Campos, o Lírio do Vale? (Ct II, 1).

Eis o que  Sóror Genoveva da S. Face (Celina) diz no livro "CONSELHOS E LEMBRANÇAS: "A estátua da Santíssima Virgem que se tinha animado para lhe sorrir, quando da sua cura milagrosa, era seu consolo. Quando da minha entrada no Carmelo se trouxe esta estátua, Sóror Teresa do Menino Jesus dirigiu-se para a porta do convento para a receber e, segurando-a com um movimento rápido, apertando-a com amor, levou-a com a mesma facilidade com que se levanta uma pena, se bem que ela fosse muito pesada. As irmãs presentes ficaram surpreendidas e edificadas. Muitas vezes, depois, vi-a ajoelhar-se a seus pés e rezar-lhe com grande fervor. Durante a sua última doença, colocaram-na diante do seu leito. Sem cessar os seus olhos se voltavam para ela.

Teresa gostava de distribuir medalhas da Santíssima Virgem não duvidando da eficácia delas. No mundo, pregara-as ao peito de duas moças pobres que ela ensinava; e persuadira uma jornaleira incrédula a usar a que ela lhe oferecia.

Na sua primeira comunhão, tomou a resolução de recitar todos os dias um "Lembrai-vos" e, assim, o fez durante toda a sua vida. Rezava o Terço todos os dias; mas estas práticas exteriores eram um pálido reflexo da sua intimidade com a sua Mãe querida a quem ela chamava "Mamã.

Achava que todas as conversões deviam ser obtidas pela invocação de Maria e recomendava  à Santíssima Virgem todas as suas intenções. Antes de iniciar os seus trabalhos, rezava uma Ave-Maria.

Já estava muito doente quando compôs o seu cântico: "Porque te amo, ó Maria". Neste cântico pôs todo o seu coração". Amém!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário