sábado, 6 de julho de 2013

A CERTEZA DA SALVAÇÃO - ( 4 )

   86.  NÃO HÃ CONDENAÇÃO (c). 

   Por enquanto, basta dizer que, se São Paulo, como vimos (Romanos VIII-9), estabelece o contraste entre o espírito de Cristo e as obras da carne, as seitas são contrárias ao espírito de Cristo. Porque Cristo nos ensinou a Verdade, Ele é a própria VERDADE  e a verdade é uma só; o ideal de Cristo é que haja UM REBANHO E UM PASTOR (João X-16); o espírito de Cristo é, como Ele disse ao Pai Eterno, que os que creem na sua palavra sejam todos UM, como tu, Pai, o és em mim e eu em ti; para que também eles sejam UM em nós e creia o mundo que tu me enviaste (João XVII-21), o ideal de Cristo é aquele que traça São Paulo: a unidade da fé (Efésios IV-13) a unidade de espírito pelo vínculo da paz, sendo um mesmo corpo e um mesmo espírito... assim como não há senão um Senhor, uma fé, um Batismo (Efésios IV-3 a 5). 

   Depois de mostrar quais as obras da carne, São Paulo nos aponta as obras do espírito: Mas o fruto do espírito é a caridade, o gozo, o paz, a paciência, a benignidade, a mansidão, a fidelidade, a modéstia, a continência, a castidade. Contra estas coisas não há lei. E os que são de Cristo crucificaram a sua própria carne com os vícios e concupiscências (Gálatas V-22 a 24). 

   Sim, não há nenhuma condenação para aqueles que ESTÃO EM CRISTO; mas os que estão em Cristo não andam segundo a carne. Enquanto estiverem assim neste bom caminho, não há nenhuma condenação para eles. Se deste bom caminho se afastam, a coisa então já mudou de figura. Mas isto não é a doutrina luterana de salvação só pela fé sem as obras. É a verdadeira doutrina católica de que as obras são necessárias para a salvação. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário