sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

RETIRO NO CARNAVAL

Em 1953 D. Antônio de Castro Mayer, de santa memória, escreveu a CARTA PASTORAL SOBRE PROBLEMAS DO APOSTOLADO MODERNO contendo um Catecismo de verdades oportunas que se opõem a erros contemporâneos.
  
   No capítulo V do Catecismo onde fala SOBRE A MORAL NOVA, Dom Antônio no nº 56 apresenta a proposição errada ou pelos menos perigosa que diz:
   "É conveniente que os membros da Ação Católica (hoje substitui-se por outro movimento moderno progressista como RCC) participem dos folguedos carnavalescos, para aí fazerem apostolado. Assim, os retiros espirituais, que segregam do mundo os membros da Ação Católica, não devem ser feitos nos dias de carnaval"

   * Proposição certa: "É ilícito procurar ocasião próxima de pecado, sob pretexto de apostolado. Constituindo os folguedos do Carnaval ocasião próxima de pecado, os fiéis devem abster-se deles".

EXPLANAÇÃO

   Nosso Carnaval é tristemente famoso em todo o mundo pelas imoralidades a que dá ocasião, e tudo indica que se vá tornando pior. (nr. que diria D. Antônio, hoje depois de 59 anos!!!). A participação dos fiéis nesses folguedos imorais não só constitui perigo para suas almas, mas também grave escândalo para o próximo. Pelo contrário, o fato de se isolarem eles em recolhimento e oração durante esses três dias, traz edificação não pequena, e constitui em si mesmo excelente apostolado.
   A sentença impugnada parece desconhecer a existência de ocasião próxima de pecado, ao menos para quem pretende fazer apostolado. Lembremos, pois, a condenação lançada por Inocêncio XI contra o Laxismo Moral (2-3-1679), entre cujas proposições há as seguintes: "É lícito procurar diretamente ocasião próxima de pecado com intenção de obter um bem espiritual ou temporal, próprio ou do próximo". E: "Não se deve fugir à ocasião próxima de pecado, quando ocorre uma causa útil ou honesta de não fugir" (prop. 63 e 62, D, 1213 e 1212).

   Obs.: Assim por orientação de  Dom Antônio de Castro Mayer até hoje, graças a Deus, há retiros espirituais em quase todas as paróquias dos nossos padres da Administração Apostólica.

   Pela graça de Deus, pregarei retiros para as senhoras e moças (no ano passado foi para os homens e moços) nos dias de carnaval. Será aqui nas dependências do Carmelo, que ainda não funciona como tal. O Retiro vai começar no sábado à noite, às 19h. e vai terminar na quarta feira de cinzas às 8h. Portanto: do dia 18 a 22 de fevereiro. Durante toda a noite de terça-feira há Adoração diante do Santíssimo exposto em desagravo ao Coração Eucarístico de Nosso Senhor Jesus Cristo.

   Queria deixar aqui também meu total repúdio pelo vilipêndio perpetrado contra o Santíssimo Nome de Nosso Senhor Jesus Cristo na "Folia com C." no Rio de Janeiro. Objetivamente, é um pecado contra o 2º mandamento da Lei de Deus.
   Eis o que diz o CIC nos números 2143: ..."O nome do Senhor é santo". Eis por que o homem não pode abusar dele. Deve guardá-lo na memória num silêncio de adoração amorosa" (Cf. Zc. 2, 17). Não fará uso dele a não ser para bendizê-lo, louvá-lo e glorificá-lo (Salmos, 29, 2; 96, 2; 113, 1-2). Nº 2144: A deferência para com o nome de Deus exprime o respeito que é devido ao mistério do próprio Deus e a toda a realidade sagrada que ele evoca. O sentido do sagrado faz parte do âmbito da religião:
   "Os sentimentos de temor e do sagrado são ou não sentimentos cristãos? Ninguém pode em sã razão duvidar disso. São sentimentos que teríamos, em grau intenso, se tivéssemos a visão do Deus soberano. São sentimentos que teríamos se nos apercebêssemos claramente de sua presença. Na medida em que cremos que Ele está presente, devemos tê-los. Não tê-los é não perceber, não crer que Ele está presente" (Card. Newman".

Nenhum comentário:

Postar um comentário