Meditação sobre o 5° Mistério Doloroso: A Crucifixão e morte de Jesus. Fruto: um arrependimento sincero e profundo dos nossos pecados. "Crucificaram-no e com ele outros dois, um de um lado e outro do outro e Jesus no meio" (Jo 19, 18). Os nossos pecados, cuja visão já tinha feito Jesus suar sangue no Getsemani, tbm estão presentes aqui no Calvário, pregando Jesus na Cruz e dando-Lhe a morte. Como era Deus (Deus-Homem), Jesus via a todos nós naquele momento. Deu sua vida por nós, p nos atrair a si.
"Zelo zelatus sum pro Domino Deo Exercituum",1Reis,XIX,10. Tradução do latim para o português:"Eu me consumo de zelo pelo Senhor Deus dos Exércitos". Este é o lema do Santo Profeta Elias que é reconhecido pela Santa Igreja como o Fundador da Ordem Carmelitana. Como estou construindo um Carmelo, escolhi o Profeta Elias como padroeiro deste blog ao lado da Padroeira principal que é Nossa Senhora do Monte Carmelo.
quinta-feira, 12 de maio de 2022
A CRUCIFIXÃO E MORTE DE JESUS
A RESSURREIÇÃO DE JESUS
Meditação sobre o 1° Mistério Glorioso: A Ressurreição de Jesus. Fruto: a virtude da fé. Maria SS, depois de seu Filho Jesus, é o modelo mais perfeito de todas as virtudes, pois ninguém imitou melhor a Jesus do que Ela. S Isabel, cheia do E Santo, fez o elogio de sua fé: "Bem-aventurada a q acreditou". Maria acreditou na palavra de Deus dada p/ anjo Gabriel: "Conceberás ... e darás à luz um filho (Jesus). Este será chamado Filho do Altíssimo... O Santo q há de nascer de ti, será chamado Filho de Deus ". Enquanto as Santas Mulheres foram na madrugada do domingo embalsamar melhor o corpo de Jesus, Maria ficou em casa , porque tinha certeza absoluta q seu Filho Jesus sendo Filho de Deus iria ressuscitar a Si mesmo como havia predito.
JESUS CARREGANDO A CRUZ PARA O CALVÁRIO
Meditação do 4° Mistério Doloroso: Jesus carregando a cruz p o Calvário. Fruto: a paciência nos sofrimentos. "Pilatos entregou Jesus p q fosse crucificado. Tomaram, pois, Jesus, o qual, levando a sua cruz, saiu p o lugar q se chama Calvário" (Jo 19, 16 e 17). Àquelas(es) q seguiam Jesus com amor a caminho do Calvário, Ele concedeu graças especiais: a paciência e resignação em carregar as suas cruzes. Àqueles q meditam neste Mistério, Jesus continua a fazer o mesmo. Jesus nos dá forças p O imitarmos. Aceitemos a nossa cruz de cada dia em união com Jesus, pedindo a Ele a paciência p levarmos a cruz até o fim. Aceitar a cruz como Jesus, significa: não discutir, n murmurar. Tomemos a nossa cruz, aquela q Deus nos envia. Carregar a cruz com Jesus, como Jesus, por amor a Jesus, traz muita paz!
A COROAÇÃO DE ESPINHOS DE N S JESUS CRISTO
Meditação sobre o 3° Mistério Doloroso: A Coroação de Espinhos de Jesus . Fruto: mortificação dos maus pensamentos e desejos, e, por amor a Jesus, a aceitação das humilhações e afrontas. Jesus quis sofrer tbm em sua cabeça (com espinhos) p reparar os pecados cometidos pela (ou na) cabeça. Tem sua face ferida com socos e tapas, e coberta de sangue e escarros p reparar os pecados q se cometem na boca e pela boca e tbm pelos olhos (teve os olhos tapados com um pano). Jesus quis tbm dar forças às almas inocentes ou convertidas p sofrerem as humilhações por amor a Ele.
A FLAGELAÇÃO DE N S JESUS CRISTO
Meditação sobre o 2° Mistério Doloroso: A Flagelação de N S Jesus Cristo. Fruto: a virtude da pureza. Jesus quis sofrer em sua carne p reparar os pecados da carne. Primeiro, que sofrimento p Jesus, a própria pureza, ser despido à força, p ser flagelado! Foi p reparar a falta de modéstia e pudor. Depois, uma chuva de golpes de açoites e varas cai sobre todo corpo do Filho de Deus. Sua carne virginal é feita em retalhos: "Foi despedaçado por causa de nossos crimes" (Isaías 53, 5). "Ofereceu-se em sacrifício, e não abriu a boca" (Isaías 53, 7).

A AGONIA DE JESUS NO HORTO DAS OLIVEIRAS
Meditação sobre o 1° Mistério Doloroso: A Agonia de Jesus no Horto das Oliveiras. Fruto: ódio e horror ao pecado. Jesus, sendo Homem-Deus, sabia o passado, o presente e o futuro. Predisse por várias vezes, os seus sofrimentos e morte. No Getsêmani viu todos os pecados do mundo, desde Adão e Eva até a última blasfêmia do Anticristo. Viu distintamente os pecados de cada um de nós. Viu tds os sofrimentos, opróbrios, humilhações e morte de cruz; td p tirar os pecados do mundo. Sabia q td o q os profetas haviam predito de sua Paixão, estava prestes a acontecer. Sua humanidade começou a sentir pavor e angústia, tristeza e abatimento. Prostra-se em terra e sua sangue. Exclamou q sua alma estava numa tristeza mortal.
quarta-feira, 11 de maio de 2022
O ENCONTRO DO MENINO JESUS NO TEMPLO
Meditação sobre o 5° Mistério Gozoso: o Encontro do Menino Jesus no Templo. Fruto: o serviço de Deus e a fidelidade à vocação. "Por que me procurais? Não sabeis q me devo ocupar nas coisas q são do serviço de meu Pai?" (Lc 2, 49). Nunca filho algum amou seus pais com mais ternura do q Jesus. Mas, apesar disso, separou-se deles , seguindo a vontade do Pai Eterno naquela circunstância. Esta primeira manifestação de Jesus aos judeus de Jerusalém era já uma graça p animar eles a se ocuparem do Messias e já indo dispondo seus corações. Tenhamos cuidado em utilizar bem as graças de Deus, sobretudo a da vocação sacerdotal e/ou religiosa. A vontade de Deus deve ser feita antes de tudo; mesmo antes da dos pais. Algumas vezes Deus fala a alma dos filhos e os chama p seu serviço e, então, os pais não devem se opor. Mas: a nossa generosidade à graça, leva Deus a nos dar generosamente mais graças. Amém!
APRESENTAÇÃO DO MENINO JESUS NO TEMPLO E A PURIFICAÇÃO DE N SENHORA
Meditação sobre o 4° Mistério Gozoso: Apresentação do Menino Jesus no Templo e a Purificação de N Senhora: fruto = obediência às Leis de Deus e da Igreja. Quem é humilde é caridoso e tbm obediente. Jesus e Maria se submetem a leis a q não estavam obrigados. O Deus Todo-poderoso, oculto sob a fraqueza de uma criancinha, o Deus três vezes santo, aniquilado até tomar a semelhança do pecado, humilha-se obedecendo a uma lei q obrigava a ser resgatado. Maria imita a Jesus na humilhação e se submete a lei da Purificação. Vê o seu Filho, a Santidade, se colocar no número dos pecadores; então ela, Mãe Imaculada (por graça de Deus, concebeu e deu à luz, sem prejuízo de sua virgindade) tbm se coloca no número das demais mulheres como uma delas.
O NASCIMENTO DO MENINO JESUS EM BELÉM
Meditação sobre o 3° Mistério Gozoso: O Nascimento do Menino Jesus em Belém: fruto = o desapego dos bens da terra. "É conhecida de vcs a liberalidade de N Senhor Jesus Cristo, q, sendo rico, se fez pobre por amor de vcs, a fim de q vcs fossem ricos pela sua pobreza" (II Cor 8, 9). Ninguém mais rico do q o Verbo de Deus pelo qual todas as coisas foram criadas. A pobreza de Jesus (Verbo Encarnado), n foi forçada mas voluntária p q o seu exemplo nos ensinasse a ter o coração desapegado dos bens da terra e até a estimar e amar a pobreza porque ela tbm favorece à humildade e à penitência sofrendo com paciência. Assim a pobreza de Jesus nos ajuda a adquirir o verdadeiro tesouro q está no Céu. Amém!
A VISITA DE MARIA SS A S ISABEL
Meditação do 2° mistério gozoso: A Visita de N Senhora a sua prima S Isabel - fruto - a caridade p com o próximo. Vimos no 1° mistério q Maria SS é humilde. Quem é humilde é tbm caridoso. Tendo recebido a maior honra q uma criatura possa receber (ser mãe do Filho do Altíssimo, do Messias) Maria parte, às pressas, pelas montanhas e vai se alegrar com Isabel q milagrosamente (pois era estéril e idosa) havia concebido já fazia 6 meses. Ficou ajudando a S Isabel até o nascimento do futuro Precursor do Messias. Maria SS foi a Medianeira p levar Jesus até João Batista p assim o livrar do pecado original. Notemos q a "voz de Maria" foi o sinal sensível da ação da graça q santificou o Precursor, como p mostrar q, por seu intermédio, é q chegam aos homens as graças do Redentor. E Isabel, cheia do Espírito Santo, alegra-se com Maria e a louva por isso. Amém!