sexta-feira, 4 de setembro de 2020

PERIGO DAS RIQUEZAS


SENTENÇA: "Ai de vós, ó ricos! porque tendes já agora neste mundo a vossa consolação" (Lc VI, 24).

REFLEXÕES: Jesus Cristo deixou bem claro que a riqueza constitui um grande perigo de condenação. Ele é o Caminho que nos leva ao Céu. Ora, sendo rico, escolheu uma vida pobre. Já quis nascer em extrema pobreza. Passou mais de vinte anos na pobre casinha de Nazaré. Durante sua vida pública, simplesmente não tinha morada certa: "As raposas têm suas tocas e as aves do céu os seus ninhos; porém, o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça" (Mt VIII, 20).

O Espírito Santo declara feliz o homem que não se deixou atrair pelo ouro e pelas riquezas, porque com elas tinha facilidade de praticar o mal, e no entanto não o fez (Cf. Eclo   ). E Jesus disse: "É mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha do que um rico entrar no reino do Céu" (      ). Há sim santos que foram ricos, mas quase por um milagre porque para Deus nada é impossível. As riquezas em si não são más. Só o são, as adquiridas com iniquidades ou usadas para tal. Mas, oferecendo uma vida mais cômoda, mais exposta às seduções, torna-se um grande perigo de apego, de soberba, de vaidades  e de luxúrias.

São Paulo dizia: "Castigo o meu corpo e o reduzo à escravidão, para que não suceda que, tendo pregado aos outros, eu mesmo venha a ser condenado" (I Cor XIX, 27). A pobreza ajuda a pessoa castigar o corpo, porque a própria vida do pobre já é cheia de mortificações. A vida do rico, pelo contrário.

As riquezas com opressão dos pobres, são pecados monstruosos que bradam aos céus exigindo vingança: "Eia, pois, ó ricos, chorai, soltai gritos por causa das misérias que virão sobre vós. As vossas riquezas apodreceram e os vossos vestidos foram comidos da traça. O vosso ouro e a vossa prata enferrujaram-se, e a sua ferrugem dará testemunho contra vós e devorará as vossas carnes como um fogo. Juntastes para vós um tesouro de ira para os últimos dias. Eis  que  o salário dos trabalhadores, que ceifaram os vossos campos, o qual foi defraudado por vós, clama, e o clamor deles subiu até aos ouvidos do Senhor dos Exércitos. Vivestes em delícias sobre a terra, e em luxúrias cevastes os vossos corações, como para o dia da imolação" (Tg V, 1-5).

EXEMPLO: "Havia um homem rico, que se vestia de púrpura e de linho fino, e todos os dias se banqueteava esplendidamente. Havia também um mendigo, chamado Lázaro, o qual, coberto de chagas, estava deitado à sua porta, desejando saciar-se com as migalhas que caíam da mesa do rico; porém até os cães vinham lamber-lhe as chagas. Sucedeu morrer o mendigo, que foi levado pelos anjos ao seio de Abrão. Morreu também o rico e foi sepultado. E, quando estava nos tormentos do inferno, levantando os olhos, viu ao longe Abraão, e Lázaro no seu seio. Gritando disse: Pai Abraão, compadece-te de mim e manda Lázaro que molhe em água a ponta do seu dedo, para refrescar a minha língua, pois sou atormentado nesta chama. Abraão disse-lhe: Filho, lembra-te que recebestes os bens em tua vida, e Lázaro, ao contrário, males; por isso ele é agora consolado e tu és atormentado..." (Lc XVI, 19-25).

PAI ETERNO, FAZEI QUE PROCUREMOS O VOSSO REINO! Amém!

.                              

Nenhum comentário:

Postar um comentário