segunda-feira, 28 de setembro de 2020

NOVENA A SANTA TERESINHA DO MENINO JESUS

OITAVO DIA

ORAÇÃO PARA TODOS OS DIAS DA NOVENA: Ó Santa Teresinha, branca e mimosa flor de Jesus e de Maria, que embalsamais o Carmelo e o mundo inteiro com o vosso suave perfume, atraí-nos e convosco correremos em seguimento de Jesus, nosso Deus e único Bem, pelo caminho da renúncia, do amor e do abandono. Fazei-nos simples e dóceis, humildes e confiantes para com nosso Pai do Céu. Ah! não permitais que O ofendamos pelo pecado, que O contristemos pela desconfiança. Assisti-nos em todos os perigos e necessidades, socorrei-nos em todas as aflições e alcançai-nos todas as graças espirituais e temporais, particularmente...

Lembrai-vos. ó Santa Teresinha do Menino Jesus, que prometestes passar o vosso Céu fazendo bem sobre a terra, sem descanso, até ver completo o número dos eleitos.

Ah! cumpri em nós vossa promessa: sede nosso anjo protetor na travessia desta vida e não descanseis até que nos vejais no Céu, cantando ao vosso lado eternamente as ternuras do amor misericordioso do Coração de Jesus e do Coração de Maria. Amém!

ORAÇÃO PARA O 8º DIA: Ó humilíssimo Jesus, sendo o modelo perfeito de todas as virtudes, quisestes, no entanto, dar destaque à humildade, dizendo: "Aprendei de mim que sou manso e HUMILDE de coração" (Mt XI, 29) e também exortando os seus discípulos: "Na verdade vos digo que, se não vos converterdes e vos não tornardes como meninos, não entrareis no reino dos céus; pois, aquele que se fizer humilde como este menino, este será o maior no reino dos céus" (Mt XVIII, 4). Ó manso e humilde Cordeiro, dai-nos a graça de trilharmos o Pequeno Caminho da Infância Espiritual, vivido e mostrado por vossa humilde serva, Santa Teresinha do Menino Jesus!

E vós, ó Santa Teresinha, consegui que cresçamos dia a dia, na humildade, virtude também característica das criancinhas. Fazei que todas as nossas obras e orações sejam impregnadas de humildade e assim, possamos chegar ao Paraíso. Amém!

JACULATÓRIA: Santa Teresinha, violeta de humildade! Rogai por nós!

OREMOS: Senhor Jesus Cristo, Esposo e amante das almas puras, as quais distinguis com coroa especialíssima: concedei-nos por intercessão de Santa Teresinha do Menino Jesus, a graça de segui-la aqui na terra, amando-Vos com todo o nosso coração, para que com ela recebamos o prêmio da eterna recompensa. Vós que viveis e reinais, pelos séculos dos séculos. Amém.

Pai-Nosso, Ave-Maria, Glória ao Pai.

LEITURA PARA O 8º DIA

SANTA TERESINHA E A VIRTUDE DA HUMILDADE

   Demos a palavra a Sóror Genoveva da S. Face (Celina, irmã de S. Teresinha) no livro "CONSELHOS E LEMBRANÇAS":

   "Entre todas as virtudes, a humildade sobretudo atingiu em Santa Teresa do Menino Jesus os últimos limites e foi para ser mais humilde e mais pequena que ela seguiu o "Caminho da Infância Espiritual, ou antes, foi este caminho, seguido fielmente, que a tornou humilde e simples como uma criança".

   "Quando sofreu a doença tão humilhante [paralisia e demência intermitente] do nosso venerado pai, ela mostrou que os seus desejos de desprezos não eram letra morta. Quantas vezes, depois da sua adolescência, não tinha ela repetido, com entusiasmo, esta frase de S. João da Cruz: 'Senhor, sofrer e ser desprezado por vós'. Era o tema das nossas aspirações quando, às janelas do Mirante, conversávamos ambas sobre a vida eterna".

"Era preciso sobretudo, dizia-me ela, ser humilde de coração e não o é, pois não quer que toda gente a mande. Está de bom humor, se as coisas lhe correm bem, mas logo que não correm como quer, o seu rosto fica entristecido. A virtude não está nisto. A virtude é 'colocar-se humildemente debaixo dos pés de todos' [Imitação de Cristo], alegrar-se por a repreenderem"... 'Devíamos alegrar-nos por o próximo nos desacreditar algumas vezes, porque se ninguém fizesse esse ofício, que seria de nós? É o nosso lucrozinho...'  

   "Durante uma festa de comunidade em que se representou uma 'recreação piedosa' da sua autoria, foi criticada pela sua duração e mandaram interrompê-la. Surpreendia-a nos bastidores, enxugando furtivamente algumas lágrimas; depois, tendo-se dominado, ficou tranquila e calma sob a humilhação".

  "Era com uma alegria celestial que Sóror Teresa aceitava todas as repreensões, não só das superioras, mas das inferioras. Assim, ela deixava as noviças dizerem-lhe coisas desagradáveis, sem nunca as repreender nesse momento".

   "Aceito bem as repreensões quando são justas, dizia-lhe eu; desde que tenha procedido mal, concordo, mas não posso suportar as reprimendas, se não estou em falta. --- 'Pois eu, replicou ela, é tudo ao contrário, prefiro ser acusada injustamente, porque nada tenho a censurar-me e ofereço isso a Deus com alegria; a seguir, humilho-me ao pensar que era bem capaz de fazer aquilo de que me acusam".

   "Parece-me, confessava ela simplesmente, que a humildade é a verdade. Não sei se sou humilde, mas sei que vejo a verdade em todas as coisas".

   "Era seu hábito classificar-se entre os fracos, donde veio o apelativo de "almas pequenas".  A base das suas instruções [para as noviças] era ensinar-nos a não nos afligirmos em nos vermos a mesma fraqueza, mas antes em nos gloriarmos das nossas enfermidades... (II Cor. XII, 5).  'É tão doce sentir-se fraca e pequena', dizia ela.   

"É claro que a Santa não entendia aprovar a aceitação sem combate das faltas mortais, e mesmo leves... O que Teresa sublinha a miúdo na sua 'Doutrinazinha' é a necessidade fundamental da criatura não acreditar na sua própria força, de não se apoiar nos seus próprios méritos, mas contar exclusivamente com a graça divina, a única capaz de inspirar, de ajudar, de coroar os nossos esforços e de dar vigor à nossa boa vontade... Reconhecer, aceitar, amar a sua fraqueza, não é portanto desculpar o pecado nem conformar-se com ele; é estabelecer-se na verdade, perder toda a ilusão sobre si mesma e fazer brotar mesmo do fundo duma miséria melhor compreendida, o grito de confiança cega na Misericórdia Infinita..." [Nota de rodapé].

   "Certa vez, dizia-me Sóror Teresa: 'Enche-me de alegria o ter sido imperfeita, hoje o bom Deus fez-se grandes graças, é um bom dia...' Perguntei-lhe então como é que ela podia experimentar tais sentimentos? 'O meu pequeno meio,respondeu-me, é estar sempre contente, sorrir sempre, tanto quando caio como quando alcanço uma vitória'.

   "Esta alma tão forte duvidava tanto de si mesma que se julgava capaz dos maiores pecados. No fundo de uma imagem de Jesus crucificado escrevera ela estas palavras que traduzem as disposições habituais da sua alma: 'Senhor, Vós bem sabeis que Vos amo... mas tende piedade de mim, porque não sou mais que um pecador'.

   "Só em Deus está o repouso, e a verdadeira alegria que não fatiga nunca, é a que se tira do desprezo de si mesmo. Assim, a propósito da sua fraqueza de ontem à noite... (eu tinha chorado um pouco porque me custava ir visitar as doentes depois das matinas, quando estava muito fatigada, e uma irmã tinha-o visto): se a irmã que a surpreendeu a julga sem virtude e está nisso de acordo com ela do fundo do coração, aí está a verdadeira alegria!...Que a achem sempre imperfeita, é o que é preciso, aí está o seu lucro. Julgar-se a si mesma imperfeita e achar as outras perfeitas, eis a felicidade. Que a achem sem virtude não lhe tira nada e não a torna mais pobre, são os outros que perdem em alegria interior, porque não há nada mais doce do que pensar bem do nosso próximo. Tanto pior para os que a julgam desfavoravelmente e tanto melhor para si, se se humilhar com isso por amor de Deus'.

   "Tomando demasiado à letra o conselho de S. Paulo: 'Tende cuidado de fazer o bem, não só diante de Deus, mas também diante dos homens, eu sonhava sempre em dar o bom exemplo em torno de mim; queria que as noviças me tomassem por modelo; por isso quando tinha a desgraça de cair, julgava tudo perdido:

   'Isso, disse-me ela, é buscar-se a si mesma, é zelo falso e uma ilusão. Conta-se que um bispo desejando conhecer um Santo que gozava duma grande reputação, o foi procurar acompanhado dos grandes do seu séquito. O Santo, vendo vir ao longe o Prelado com a sua corte, teve uma tentação de vaidade, e foi por isso que, querendo reagir e vendo umas crianças que brincavam numa gangorra num tronco de árvore, fez prontamente descer uma e colocou-se no seu lugar. O bispo tomou-o por um extravagante e foi-se embora sem outro exame. Assim, muitas vezes, a alma não é suficientemente forte para suportar o louvor; deve então, às vezes, sacrificar mesmo um bem aparente à sua própria santificação. A Irmã deveria regozijar-se por cair, porque se ao cair não ofendesse a Deus, seria preciso fazê-lo de propósito para se humilhar'.

   "Era indiferente ao que se pensava dela, mesmo quando os outros a julgavam mal por qualquer aparência. E assim, no princípio da sua doença de tuberculose, sendo obrigada a ir tomar os remédios alguns minutos antes das refeições, uma irmã antiga admirou-se e queixou-se disso achando-a desobediente ao regulamento. Sóror Teresa do Menino Jesus não teria senão que dizer uma palavra para se desculpar. Mas absteve-se de o fazer... Como Maria, o seu grande meio era o silêncio. Gostava de 'guardar todas as coisas no seu coração' (Lc. II, 19), tanto as suas alegrias como as suas penas; esta reserva foi a sua força e o ponto de partida da sua perfeição, assim como a sua característica externa, porque era notável na ponderação". Amém!

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário