segunda-feira, 21 de setembro de 2020

NOVENA A SANTA TERESINHA DO MENINO JESUS

PRIMEIRO DIA

ORAÇÃO PARA TODOS OS DIAS DA NOVENA: Ó Santa Teresinha, branca e mimosa flor de Jesus e de Maria, que embalsamais o Carmelo e o mundo inteiro com o vosso suave perfume, atraí-nos e convosco correremos em seguimento de Jesus, nosso Deus e único Bem, pelo caminho da renúncia, do amor e do abandono. Fazei-nos simples e dóceis, humildes e confiantes para com nosso Pai do Céu. Ah! não permitais que O ofendamos pelo pecado, que O contristemos pela desconfiança. Assisti-nos em todos os perigos e necessidades, socorrei-nos em todas as aflições e alcançai-nos todas as graças espirituais e temporais, particularmente...

Lembrai-vos. ó Santa Teresinha do Menino Jesus, que prometestes passar o vosso Céu fazendo bem sobre a terra, sem descanso, até ver completo o número dos eleitos.

Ah! cumpri em nós vossa promessa: sede nosso anjo protetor na travessia desta vida e não descanseis até que nos vejais no Céu, cantando ao vosso lado eternamente as ternuras do amor misericordioso do Coração de Jesus e do Coração de Maria. Assim seja!

ORAÇÃO PARA O 1º DIA: Eterno Pai, Vós coroais no Céu todos aqueles que Vos serviram na terra com fidelidade. Lembrai-Vos, pois, nós vo-lo pedimos instantemente, do ardente amor e da inalterável fidelidade com que Vos serviu na terra a vossa serva Santa Teresinha do Menino Jesus. Ela estava certa de que Vós, um dia, havíeis de fazer a sua vontade como ela fazia a vossa; portanto, meu Deus, atendei às suas súplicas, concedendo-nos, benigno. o que Vos pedimos por sua intercessão.

Ó Santa Teresinha, vós dissestes uma vez, aqui na terra: "A minha missão é amar" e seguistes desde a infância a voz da graça, vivendo uma vida de verdadeiro e puro amor a Deus, não só nos dias venturosos, mas também nas mais duras provações. Ajudai-nos, pois, para que o nosso lema também seja: "Tudo por Deus! Tudo por amor de Deus!" Ó Santa Teresinha, consegui que nos aperfeiçoemos sempre mais no amor divino. Amém!

JACULATÓRIA: Santa Teresinha, rosa de amor! Rogai por nós!

OREMOS: Senhor Jesus Cristo, Esposo e amante das almas puras, as quais distinguis com coroa especialíssima: concedei-nos por intercessão de Santa Teresinha do Menino Jesus, a graça de segui-la aqui na terra, amando-Vos com todo o nosso coração, para que com ela recebamos o prêmio da eterna recompensa. Vós que viveis e reinais, pelos séculos dos séculos. Amém.

Pai-Nosso, Ave-Maria, Glória ao Pai.

LEITURA PARA O !º DIA

SANTA TERESINHA E O AMOR DE DEUS

   Santa Teresinha tomou o AMOR DE DEUS como caminho da perfeição. "O amor, diz sua irmã Celina, foi o objetivo de toda a sua vida, o móbil de todas as suas ações". Disse a mesma Santa Teresinha: "Os grandes santos trabalharam pela glória de Deus, mas eu que não sou senão uma alma muito pequena, trabalho para Lhe dar gosto". Durante sua doença confidenciou: "Nunca desejei senão dar gosto a Deus". "Se a chama do seu amor, diz Celina, era sempre pura e devoradora, é porque ela tinha cuidado de a isolar de todas as coisas criadas, alimentando-a somente de sacrifício. Um dia que nos encontrávamos diante de uma biblioteca, disse-me: 'Como estaria arrependida de ter lido todos estes livros!'  ---- Afinal, retorqui eu, depois que estivessem lidos, seria um bem adquirido; eu compreenderia se dissesse que lamentava ter de os ler, mas não de os ter lido.  ----  'Se eu os tivesse lido, respondeu ela, teria quebrado a cabeça, teria perdido um tempo precioso que empreguei simplesmente a amar a Deus'. "Fez-me notar, diz Celina, que a característica do amor era sacrificar tudo, dar a torto e a direito...'O amor dá tudo e entrega-se! Mas, muitas vezes, não damos senão após deliberação, hesitamos em sacrificar os nossos interesses temporais e espirituais. Isso não é amor!'

   Eis um exemplo que Santa Teresinha gostava de contar: "Li que um grande senhor, querendo erigir uma igreja, publicou um edito pelo qual proibia os seus servidores de darem a mais pequena esmola com essa intenção, porque só ele queria ter a glória da construção. E assim se construiu a igreja. Contudo, um dia, uma pobre velhinha, vendo os cavalos, que transportavam as pedras, subir com custo a colina, disse consigo mesma: 'É proibido dar dinheiro para ajudar a construir este templo a Deus, mas eu ficaria contente por contribuir para isso, e se eu ajudasse os pobres animais que trabalham inconscientemente nesta grande obra, talvez Deus ficasse contente!' Com alguns tostões, os últimos que tinha, comprou um molho de feno e deu-o aos cavalos. Quando a igreja ficou acabada, o senhor quis celebrar a sua dedicação e, para esse efeito, fez gravar numa pedra o seu nome. Mas eis que, no dia seguinte, este nome estava apagado e lia-se no seu lugar o duma  mulher desconhecida. O senhor, furioso, fez recomeçar a inscrição repetidas vezes; e o milagre repetia-se sempre. Por fim, ordenou buscas, e tendo encontrado a humilde e pobre mulher, perguntou-lhe se não tinha dado alguma coisa para construir a igreja. Toda a tremer pediu desculpa disso. Enfim, apertada com perguntas, lembrou-se do molho de feno e disse que, conforme a proibição, não tinha dado dinheiro, mas somente tinha ajudado os cavalos, dando-lhes a comer um pouco de capim. Compreendeu-se então porque é que o seu nome estava inscrito e ninguém mais ousou apagá-lo.

   "Assim, concluía Teresa, vê-se que a obra mais pequena e mais escondida, feita por amor, tem muitas vezes mais valor que as grandes obras. Não é o valor nem mesmo a santidade aparente das ações que conta, mas somente o amor que nelas se põe, e ninguém poderá dizer que não pode dar estas coisas pequeninas a Deus porque elas estão ao alcance de todos".

   Eis o que Celina conta sobre o brinquedo chamado caleidoscópio. Era uma espécie de óculo, em cuja extremidade se viam lindos desenhos de cores diversas; girando o tubo, estes desenhos variam até ao infinito. "Este objeto, dizia Teresa a Celina, causava a minha admiração; e perguntava a mim mesma o que poderia produzir um fenômeno tão encantador; até que um dia, depois dum exame sério, vi que eram simplesmente alguns pedacinhos de papel e de lã aqui e ali, e cortado de qualquer maneira. [ou pedacinhos de vidros de várias cores]. Continuei com minhas pesquisas e descobri três espelhos no interior do tubo [juntados com fitas em forma de triângulo eqüilátero]. Tinha a chave do enigma. Foi isto para mim, continua Teresa, a imagem de um grande mistério. Enquanto as nossas ações, mesmo as mais pequenas, não saem do foco do amor, a Santíssima Trindade, figurada pelos espelhos convergentes, dá-lhes um reflexo e uma beleza admiráveis. Sim, enquanto o amor está no nosso coração, enquanto não nos afastamos do seu centro, tudo está bem e, como diz S. João da Cruz, 'o amor sabe  tirar proveito de tudo, do bem e do mal que encontra em mim e transformar em si todas as coisas'. O bom Deus, olhando-nos pelo pequeno óculo, isto é, através de si mesmo, encontra as nossas miseráveis palhas e as nossas ações mais insignificantes belas; mas, para isso, é preciso não se afastar do centrozinho! Porque, então, o que Ele veria seriam pedacinhos de lã [de vidro] e minúsculos papéis".

Santa Teresinha dizia que "o que nos interessa é unir-nos a Deus"... "O coração que ama, trabalha com amor, isto é, com fervor: corre, voa, nada acha impossível e nada o detém". Pensamento esse tirado do livro da Imitação de Cristo.

 Santa Teresinha tinha um sentimento profundo da Paternidade divina. Não se cansava de sublinhar as riquezas inefáveis do Amor misericordioso, a necessidade essencial do coração paterno de perdoar, de ajudar, de cumular, atraindo a Si o coração dos seus filhos contanto que estes se entreguem a Ele numa confiança total na sua bondade. Ela quis e foi inundada, consumida pelo Amor do Pai Celestial. Amém!

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário