quarta-feira, 23 de setembro de 2020

NOVENA A SANTA TERESINHA DO MENINO JESUS

 TERCEIRO DIA 

ORAÇÃO PARA TODOS OS DIAS DA NOVENA: Ó Santa Teresinha, branca e mimosa flor de Jesus e de Maria, que embalsamais o Carmelo e o mundo inteiro com o vosso suave perfume, atraí-nos e convosco correremos em seguimento de Jesus, nosso Deus e único Bem, pelo caminho da renúncia, do amor e do abandono. Fazei-nos simples e dóceis, humildes e confiantes para com nosso Pai do Céu. Ah! não permitais que O ofendamos pelo pecado, que O contristemos pela desconfiança. Assisti-nos em todos os perigos e necessidades, socorrei-nos em todas as aflições e alcançai-nos todas as graças espirituais e temporais, particularmente...

Lembrai-vos. ó Santa Teresinha do Menino Jesus, que prometestes passar o vosso Céu fazendo bem sobre a terra, sem descanso, até ver completo o número dos eleitos.

Ah! cumpri em nós vossa promessa: sede nosso anjo protetor na travessia desta vida e não descanseis até que nos vejais no Céu, cantando ao vosso lado eternamente as ternuras do amor misericordioso do Coração de Jesus e do Coração de Maria. Amém!

ORAÇÃO PARA O 3º DIA: Deus, Espírito Santo Eterno, doador de todas as graças, que aperfeiçoastes com tão copiosas graças de amor a alma abençoada de Sóror Teresa do Menino Jesus, nós Vos rogamos que, atendendo ao zelo e fidelidade com que a grande Santa correspondia às vossas inspirações, sejais propício às súplicas que ela Vos faz por nós. Lembrai-Vos, Divino Espírito Santo, de que ela prometeu aos míseros mortais fazer cair do Céu uma chuva de rosas, e permiti que sejamos contemplados pelas graças dessa chuva bendita.

Ó Santa Teresinha do Menino Jesus, vós provastes claramente que a santidade não consiste na prática de ações extraordinárias nem de extraordinárias penitências, mas no simples e fiel cumprimento dos deveres, na fidelidade nas coisas pequenas, na prática silenciosa das modestas virtudes da vida cotidiana. Vinde, pois, em nosso auxílio, Santa Teresinha, para que também nós, pela fidelidade no cumprimento dos nossos deveres, por mais insignificantes que sejam, correspondamos às graças de Deus; vinde em nosso auxílio, ensinando-nos a suportarmos por amor de Deus os sacrifícios e contrariedades inerentes aos nossos de estado, para que cheguemos à perfeição e santidade que Deus espera de nós, e alcancemos, mais tarde, a eterna felicidade no Céu. Amém!

JACULATÓRIA: Santa Teresinha, mestra da fidelidade nas coisas pequenas! Rogai por nós!

OREMOS: Senhor Jesus Cristo, Esposo e amante das almas puras, as quais distinguis com coroa especialíssima: concedei-nos por intercessão de Santa Teresinha do Menino Jesus, a graça de segui-la aqui na terra, amando-Vos com todo o nosso coração, para que com ela recebamos o prêmio da eterna recompensa. Vós que viveis e reinais, pelos séculos dos séculos. Amém.

Pai-Nosso, Ave-Maria, Glória ao Pai.

LEITURA PARA O 3º DIA

SANTA TERESINHA E O SEU PEQUENO CAMINHO DA INFÂNCIA ESPIRITUAL

   No seu leito de morte Santa Teresinha tivera a intuição de sua missão providencial, quando disse: "Sinto que vai começar a minha missão de fazer amar a Deus, como eu o amei, e de ensinar as almas o meu pequeno caminho". Era esta uma das chuvas de rosas que prometera fazer cair sobre a terra. Neste caminho, a um tempo, fácil e seguro de se chegar a santidade, o móbil é um amor imenso e ardente a Deus, tendo como base a humildade e a simplicidade das criancinhas, como alavanca ou elevador, o lançar-se com confiança nos braços de Jesus com a atenção nas pequenas coisas da vida quotidiana conformando-se em tudo com a vontade do Pai do Céu.

  Um sacerdote tentou convencer S. Pio X, de que na existência de Sóror Teresa do Menino Jesus, não havia nada de extraordinário, o papa respondeu-lhe: "O mais extraordinário desta alma é precisamente a sua extrema simplicidade... consulte a sua teologia". E o papa Bento XV não hesitou em dizer: "O segredo da perfeição está na infância espiritual". Pio XI, que beatificou e canonizou a Teresa do Menino Jesus, declarou: "Num tempo de costumes tão licenciosos e de tão desenfreado sensualismo, aparece esta "Flor" do Carmelo de Lisieux como uma visão encantadora de simplicidade e pureza, mostrando-nos toda a beleza e todas as graças daquela infância espiritual que o próprio Coração de Jesus, seu primeiro Admirador (porque não havemos de assim dizê-lo?) apontava como o verdadeiro caminho do Céu".  O cardeal Pacelli, que seria o sucessor de Pio XI com o nome de Pio XII, na inauguração da Basílica de Santa Teresinha em Lisieux, disse: "Santa Teresa do Menino Jesus tem uma missão, tem uma doutrina. Mas a sua doutrina, como toda a sua pessoa, é humilde e simples; reduz-se a estas duas palavras: Infância Espiritual, ou a estas duas equivalentes: "Pequeno Caminho".

   As palavras com que o profeta Isaías profetizou a missão de João Batista, podem, com as restrições devidas, ser aplicadas à "Sendazinha" percorrida e ensinada por Sóror Teresa do Menino Jesus: "Haverá uma senda e um caminho que se chamará santo e será para vós um caminho direito: por ele caminharão os simples sem perigo de se transviarem" (Isaías XXXV, 8). S. João Batista mostrou Jesus ao povo; Jesus disse de Si mesmo que Ele é o Caminho; e ensinou que para se entrar no céu, é preciso trilhar o caminho da humildade de uma criança.

   Afinal, onde Santa Teresinha encontrou este método seguro e fácil de santidade? No Divino Mestre, Nosso Senhor Jesus Cristo quando disse aos seus Apóstolos: "Quem se tornar humilde como uma criança, esse será o maior no reino do céu" (Mt. XVIII, 4); "Deixai vir a mim as criancinhas, porque delas é o Reino do Céu" (Mt. XIX, 14).

   Celina, em religião Sóror Genoveva da S. Face, diz no seu livro CONSELHOS E LEMBRANÇAS que, se sua irmã Teresa do Menino Jesus (caso a tivesse conhecido), teria ficado encantada com esta oração de Bossuet: "Grande Deus!... que tornando-nos todos tão pequenos como crianças, como Jesus Cristo manda, possamos entrar uma vez por essa portinha (da simplicidade e humildade de criança) a fim de que em seguida possamos mostrá-la aos outros, mais segura e mais eficazmente". 

Infelizmente, muitos escritores espirituais, mostram caminhos muito complicados para se chegar a santidade. Geralmente, passam dos santos, a ideia de que são entes caídos do Céu e assim criam nas almas a ideia errada de que a santidade não é feita para todas as classes de pessoas. É um erro lastimável!

   Eis um caso que se deu com a própria sóror Teresa do Menino Jesus: Um padre pregou um retiro para as carmelitas de Lisieux. Santa Teresinha fez o retiro e no fim, com toda a candura,  ela disse ao pregador: "Sr. padre, eu gostaria de amar a Jesus igual Santa Teresa d'Ávila, e até mais do que ela". O padre repreendeu-a duramente: "Isto é orgulho e presunção! São desejos temerários!" Ela respondeu com a mesma candura: "Meu Pai, não pensava que fossem desejos temerários, pois Nosso Senhor disse: "Sede perfeitos como vosso Pai do Céu é perfeito".

      Transcrevo aqui algumas passagens do livro CONSELHOS E LEMBRANÇAS, referentes ao Pequeno Caminho da Infância Espiritual, vivido e ensinado por Santa Teresinha.

   "Ela festejava com a maior piedade todos os anos o dia 25 de março, porque, dizia ela: "É o dia, em que Jesus, no seio de Maria, foi mais pequenino". Mas amou muito particularmente o Mistério do Presépio. Foi aqui que o Menino Jesus lhe disse todos os seus segredos sobre a simplicidade e o abandono... Teresa ficava apaixonada pelas humilhações de Nosso Senhor ao fazer-se pequenino por amor de nós. Ela escrevia de boa vontade nas estampas de Natal que pintava, este texto de S. Bernardo: 'Jesus quem vos fez tão pequenino? ­--- O amor!'

   "O nome de Teresa do Menino Jesus, que lhe fora dado desde a idade dos nove anos, quando manifestou desejo de ser carmelita, foi sempre para ela uma atualidade e esforçava-se por o merecer constantemente. Fazia esta oração: 'Ó Menino Pequenino, meu único tesouro, abandono-me aos teus divinos caprichos, não quero outra alegria senão a de Te fazer sorrir. Imprime em mim as tuas graças e as tuas virtudes infantis, a fim de que no dia do meu nascimento para o Céu, os Anjos e os Santos, reconheçam na tua esposa pequenina: Teresa do Menino Jesus'.

NB.: Quando se diz "coisas infantis", comumente, entende-se  "puerilidades". No entanto, Santa Teresinha, ao falar em "virtudes infantis" quer significar "as qualidades próprias das crianças inocentes", especialmente a simplicidade, a humildade, a inocência, virtudes que encantam o Coração de Jesus. Por isso, Celina, logo após, faz esta observação: "Estas virtudes infantis que Teresinha desejava, haviam feito antes dela a admiração do austero S. Jerônimo que não é por isso taxado de puerilidade".

    "Falava-lhe eu das mortificações dos santos e ela respondeu-me: 'Como Nosso Senhor fez bem em prevenir-nos que há várias moradas na casa de seu Pai! Se não fosse assim Ele no-lo teria dito... Sim, se todas as almas chamadas à perfeição, para entrar no Céu, devessem praticar essas macerações, Ele no-lo teria dito e nós no-las imporíamos com todo o gosto. Mas anuncia-nos que há várias moradas na sua casa. Se há a das almas grandes, a dos Padres do deserto e a dos mártires da penitência, deve haver também a das criancinhas. É aqui que o nosso lugar nos está reservado, se O amamos muito, a Ele e ao nosso Pai do Céu, e ao Espírito de Amor'.

   "Sóror Teresa do Menino Jesus, era, como se vê, uma alma muito simples que se santificou pelos meios ordinários. Compreende-se que a frequência de dons extraordinários na sua vida teria sido contrária ao que ela dizia serem os desígnios de Deus sobre ela. A sua vida devia ser simples para servir de modelo às almas pequenas.

   "Perguntei-lhe: Não experimentas o sentimento daquele eremita que afirmava: 'mesmo que tivesse passado longos anos na penitência enquanto me restasse um quarto de hora, um hálito de vida, eu teria medo de me condenar'? Respondeu-me ela: 'Não posso partilhar de tal medo, sou pequena demais para me condenar, as criancinhas não se condenam'. Eu dizia-lhe: É preciso que eu trabalhe, senão Jesus ficaria triste... Ela respondeu-me: 'Oh não! Ele não pode ficar triste com os nossos arranjos (alusão ao Espírito de Infância). Mas que desgosto para nós não Lhe darmos tanto quanto podemos!'.

  Sóror Teresa do Menino Jesus dizia: "Outrora Nosso Senhor respondia à mãe dos filhos de Zebedeu: 'Estar à minha direita e à minha esquerda, é para aqueles a quem meu Pai o destinou' (Mt. XX, 23). Parece-me que estes lugares de primazia, recusados aos grandes santos, aos mártires, serão o quinhão das criancinhas"...

   "Perguntaram-lhe com que nome a devíamos invocar quando estivesse no Céu. Respondeu ela humildemente: 'Chamar-me-ão TERESINHA'. Amém!

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário