quarta-feira, 9 de setembro de 2020

A BONDADE DE DEUS E AS DOENÇAS

 

SENTENÇA: "Porque eras aceito a Deus, por isso foi necessário  passares por provações" (Tob XII, 13).

REFLEXÕES: Tobias amava a Deus e ao próximo. Era um homem de oração, penitente e caridoso. Era aprovado e querido do Pai do Céu. E por isso mesmo Deus o provou com doenças e dificuldades financeiras. "Bendizei o Deus do Céu (disse-lhe o Anjo Rafael) e dai-lhe glória diante de todos os viventes, por ter usado convosco da sua misericórdia" (Tob XII, 6).

 Deus nos ama. E nunca podemos esquecer que a nossa verdadeira felicidade está no Céu. E tudo aqui na terra deve nos levar para lá. Deus, Pai de misericórdia e bondade infinita, manda ou permite tudo o que nos faz  converter e/ou aumentar os merecimentos desapegando-nos sempre mais da terra. Em uma palavra: Tudo é para o nosso verdadeiro bem, que é a Vida Eterna.

Feliz de quem sabe assim aceitar as provações da vida: "Para aqueles que amam a Deus, tudo coopera para o bem" (Rm VIII, 28). Feliz de quem aproveita a doença para se converter, ou, caso já sirva a Deus, para crescer em merecimentos para o Céu! Na verdade, há duas situações cuja diferença vai do Céu ao Inferno. Exatamente! Quem, pelas doenças e/ou perda dos bens materiais, se converte verdadeiramente, i. é, deixa o pecado, faz uma santa confissão e aceita os sofrimentos como penitências para reparar suas ofensas a Deus, este, digo, está se garantindo para o Céu. Quem, porém, se arrepende, não por ter ofendido a Deus e ter merecido o inferno, mas unicamente por ter ficado doente em consequência de certos pecados cometidos, este, digo está à caminho do inferno, enquanto não se arrepender ou por ter ofendido a Deus sumamente bom e digno de ser amado sobre todas as coisas (=arrependimento perfeito) ou, pelo menos, por ter perdido o céu e merecido o inferno (= arrependimento imperfeito suficiente junto com o sacramento da Penitência).

EXEMPLOS: 1 - S. Félix era frade capuchinho. Ficou doente e sofria muito. Seu médico, compadecido em ver o frade sofrendo tanto e sem esperança de cura,  exortou-o a que pedisse a Deus a sua cura. O santo respondeu: "Na verdade o burrinho (o corpo) quisera escapar do chicote; mas, mau grado seu, terá que estar sob as chicotadas. Doutor, agradeço o seu conselho, mas é Deus mesmo que me visita e não posso fazer a Ele tal pedido. Na verdade, estas dores são flores celestes, que o paraíso produz e Deus manda a seus filhos". E pôs-se a dar graças e a bendizer a Divina bondade que o tratava daquele modo.

2 - O barão Geramb em 1805 mandou um corpo de exército contra Napoleão. Mas fora vencido e preso. Oito anos depois, Napoleão fora derrotado em Leipzig. Geramb recuperou a liberdade do corpo e da alma. Da alma porque deixou a vida de pecados pelos quais estava preso nas garras do demônio. Abandonou o mundo, fez-se religioso na Trapa, que era a Abadia mais penitente. Deixou escrito: "Em meus longos anos de prisão vi que, no tempo da desgraça, todos os amigos nos abandonam, menos o nosso maior amigo, Jesus, que deu a vida por nós. Para expiar as ofensas que fiz a Ele no mundo, fiz-me trapista. Não quero que digam de mim senão que sou um pecador penitente". Morreu em odor de santidade. Que seria dele se não fossem os sofrimentos!...

3 - Uma senhora muito religiosa lamentava-se comigo por ver que seu filho não se convertia, apesar de ela rezar sempre por ele. Respondi-lhe: "Continue rezando e faça também alguma penitência. A palavra de Nosso Senhor é infalível e para Ele nada é impossível. Não sabemos qual o meio que Ele vai usar". Foi uma doença. Hoje, aquela piedosa mãe está triste por ver seu ente querido doente no corpo; mas se acha grandemente feliz em vê-lo são na alma. Afinal, estamos aqui de passagem em demanda da Jerusalém Celeste. Amém!

"AQUELES QUE QUEREM VIVER PIEDOSAMENTE COM JESUS CRISTO, HÃO DE SOFRER PERSEGUIÇÕES" (II Tm III, 12).

Nenhum comentário:

Postar um comentário