terça-feira, 29 de setembro de 2020

NOVENA A SANTA TERESINHA DO MENINO JESUS

NONO DIA

ORAÇÃO PARA TODOS OS DIAS DA NOVENA: Ó Santa Teresinha, branca e mimosa flor de Jesus e de Maria, que embalsamais o Carmelo e o mundo inteiro com o vosso suave perfume, atraí-nos e convosco correremos em seguimento de Jesus, nosso Deus e único Bem, pelo caminho da renúncia, do amor e do abandono. Fazei-nos simples e dóceis, humildes e confiantes para com nosso Pai do Céu. Ah! não permitais que O ofendamos pelo pecado, que O contristemos pela desconfiança. Assisti-nos em todos os perigos e necessidades, socorrei-nos em todas as aflições e alcançai-nos todas as graças espirituais e temporais, particularmente...

Lembrai-vos. ó Santa Teresinha do Menino Jesus, que prometestes passar o vosso Céu fazendo bem sobre a terra, sem descanso, até ver completo o número dos eleitos.

Ah! cumpri em nós vossa promessa: sede nosso anjo protetor na travessia desta vida e não descanseis até que nos vejais no Céu, cantando ao vosso lado eternamente as ternuras do amor misericordioso do Coração de Jesus e do Coração de Maria. Assim seja!

ORAÇÃO PARA O 9º DIA: Nosso Pai do Céu, Bondade e Onipotência, que nos amastes a ponto de nos dar o Vosso  Filho Unigênito, concedei-nos a grande graça de uma confiança inabalável em vossas divinas promessas. Senhor Jesus Cristo, fazei que vivamos habitualmente em espírito no céu e para o céu. Lembrai-vos daquela filial confiança com que Santa Teresinha se lançou em vossos braços, como elevador seguro e rápido para ao Céu. Por sua intercessão, concedei-nos a virtude da confiança inabalável em vosso Coração misericordioso!

Ó querida Santa Teresinha, vós, que iluminada pelo Espírito Santo, soubestes aprender de Jesus, o caminho mais curto e seguro do Céu que é 'A INFÂNCIA ESPIRITUAL", obtende-nos de Jesus Cristo a graça de  uma confiança inabalável em  seus merecimentos infinitos obtidos na Cruz e ensinai-nos a confiar no Bom Deus, como o soubestes fazer! Amém!

JACULATÓRIA: Santa Teresinha, milagrosa intercessora diante do trono de Deus! Rogai por nós!

OREMOS: Senhor Jesus Cristo, Esposo e amante das almas puras, as quais distinguis com coroa especialíssima: concedei-nos por intercessão de Santa Teresinha do Menino Jesus, a graça de segui-la aqui na terra, amando-Vos com todo o nosso coração, para que com ela recebamos o prêmio da eterna recompensa. Vós que viveis e reinais, pelos séculos dos séculos. Amém.

Pai-Nosso, Ave-Maria, Glória ao Pai.

LEITURA PARA O 9º DIA

SANTA TERESINHA E A VIRTUDE DA CONFIANÇA

   Segundo Santa Teresinha a santidade consiste numa disposição do coração, que nos torna humildes e pequenos nos braços de Deus, conscientes de nossa fraqueza e confiantes até a audácia em sua bondade de Pai. Convicta de sua absoluta fraqueza, a alma humilde e confiante entrega-se inteiramente nos braços do Amor Misericordioso. Assim, humildade e confiança se unem. Em outras palavras: quanto mais a alma sente sua pequenez, seu nada pecador, mais espera na misericórdia infinita de seu Pai do Céu; quem com toda humildade reconhece a sua fraqueza é então forte pela mesma força de Deus.

   Santa Teresinha estava convicta de que, se Jesus disse: "Sede perfeitos como vosso Pai do Céu é perfeito", é porque Deus tem a firme vontade de tornar possível a execução deste ideal tão acima das nossas forças. E para Ele nada é impossível. Nosso Pai do Céu quer a nossa santificação, e Ele é todo poderoso para consegui-la. A desconfiança de nós mesmos e a confiança em Deus, são as duas asas para voamos para o Céu.

   O Espírito Santo esclarece de preferência as almas humildes que se aprazem em acreditar na bondade de Deus, que procuram dilatar seu coração a santa confiança. Deus é infinitamente bom: é compassivo e nossas misérias inspiram-Lhe dó; é indulgente, pois sabe de que lodo somos feitos. E assim, deseja, com um desejo infinito, enriquecer nossas almas.

Santa Teresinha estava compenetrada destas verdades: sempre lembrada da bondade de Deus, sabia que a alma deve, por um lado, desconfiar de si mesma em todas as circunstâncias e, por outro, confiar totalmente em Deus. Enfim, como uma criancinha confia em sua mãe.

   Conta Sóror Genoveva da S. Face (Celina, irmã de Teresinha): "Andando eu desalentada com a vista das minhas imperfeições, contei uma delas à sóror Teresa do Menino Jesus, e ela disse-me: 'A irmã lembra-me uma dessas criancinhas de poucos meses que começa a querer pôr-se em pé, mas que ainda não sabe andar. Querendo a todo o custo subir até ao cimo de uma escada para ir ter com sua mãe, levanta o pezinho para trepar o primeiro degrau; mas, trabalho inútil! Torna sempre a cair, sem conseguir passar do chão. Pois seja essa criancinha: com a prática de todas as virtudes vá levantando o seu pezinho para subir a escada da santidade, mas não se persuada que há de poder transpor nem sequer o primeiro degrau! não; Deus porém contenta-se com a sua boa vontade. Lá está Ele no alto da escada a olhar com amor para a irmã; e não tardará muito que, vencido pelos esforços que vê você fazer, desça Ele próprio e tomando-a nos braços a leve para sempre ao seu reino para nunca mais se separar d'Ele".

   "Sua confiança era invencível, diz Sóror Genoveva da S. Face, e se desejava desde a sua adolescência 'tornar-se uma santa e uma grande santa', o seu audacioso desejo baseava-se nos méritos de Jesus. Por isso, as esperanças, mesmo as mais altas, não lhe pareciam temerárias. Assegurava ela que não era preciso ter medo de desejar demais, de pedir demasiado a Deus: 'Na terra há pessoas que sabem fazer-se convidar, que se insinuam por toda parte... Se pedimos a Deus alguma coisa que não contava dar-nos, Ele é tão poderoso e tão rico que empenha a sua honra em não nos recusar, e dá...' Quando exprimia os seus desejos de 'fazer o bem sobre a terra depois da sua morte', punha para isso a condição de 'reparar nos olhos de Deus para saber se era a sua vontade'. Fazia-nos notar que este abandono imitava a oração da Santíssima Virgem, que em Caná, se contenta com dizer: 'Eles não têm vinho'. Da mesma maneira Marta e Maria só dizem: 'Aquele que amais está doente'. Expõem simplesmente os seus desejos sem formularem o pedido, deixando Jesus livre de fazer a sua vontade...

   Continua Sóror Genoveva da S. Face em seu livro CONSELHOS E LEMBRANÇAS, mostrando a confiança de Sóror Teresa do Menino Jesus: "No seu Ato de Oferecimento ao Amor Misericordioso do Bom Deus, falando do seu próprio amor, acaba assim: ... 'Que este martírio depois de me ter preparado para aparecer diante de Vós, me faça enfim morrer e que a minha alma se lance, sem demora, no eterno abraço do Vosso Amor Misericordioso!...'

   "Ela estava pois sempre sob a impressão desta ideia cuja realização não punha em dúvida, segundo esta palavra de nosso Padre S. João da Cruz que ela fazia sua: 'Quanto mais Deus nos quer dar, mais nos faz desejar'. Baseava ela a sua esperança relativa ao Purgatório, no abandono e no Amor, sem esquecer a sua querida humildade, virtude característica da infância. A criança ama os pais, e não tem nenhuma pretensão, senão a de se abandonar totalmente a eles, porque se sente fraca e incapaz... Muitas vezes, Sóror Teresa me fizera notar que a justiça do bom Deus se contentava com bem pouca coisa, quando o amor era o motivo desse pouco e que então mitigava, com excesso, a pena temporal devida ao pecado, porque Ele não é senão doçura".

   "Já fiz a experiência, confiou-me ela, que depois duma infidelidade mesmo leve, a alma deve sofrer, durante algum tempo, uma certa indisposição. Digo então a mim própria: 'Minha menina, é o resgate da tua falta' e suporto pacientemente que a pequena dívida seja paga'. Mas a isto se reduzia, na sua esperança, a satisfação reclamada pela justiça, para aqueles que são humildes e se entregam a Deus com amor. Ela não via abrir-se para eles a porta do Purgatório, pensando antes que o Pai do Céu, correspondendo à sua confiança por uma graça de luz à hora da morte, fazia nascer nestas almas, à vista da sua miséria, um sentimento de contrição perfeita que apagasse toda a dívida".

   Geralmente as almas principiantes na vida espiritual são inquietas e recorrem aos meios humanos. Santa Teresinha quer que as almas confiem na ação de Deus e não nos seus próprios esforços. É claro que quer que façam a sua parte esforçando-se diligentemente. Mas se apoiam não em si mesmas, mas em Deus. Sendo humilde deve estar sempre implorando o auxílio divino; e implorando com toda confiança. Amém!

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário