quinta-feira, 24 de setembro de 2020

NOVENA A SANTA TERESINHA DO MENINO JESUS

 QUARTO DIA

ORAÇÃO PARA TODOS OS DIAS DA NOVENA: Ó Santa Teresinha, branca e mimosa flor de Jesus e de Maria, que embalsamais o Carmelo e o mundo inteiro com o vosso suave perfume, atraí-nos e convosco correremos em seguimento de Jesus, nosso Deus e único Bem, pelo caminho da renúncia, do amor e do abandono. Fazei-nos simples e dóceis, humildes e confiantes para com nosso Pai do Céu. Ah! não permitais que O ofendamos pelo pecado, que O contristemos pela desconfiança. Assisti-nos em todos os perigos e necessidades, socorrei-nos em todas as aflições e alcançai-nos todas as graças espirituais e temporais, particularmente...

Lembrai-vos. ó Santa Teresinha do Menino Jesus, que prometestes passar o vosso Céu fazendo bem sobre a terra, sem descanso, até ver completo o número dos eleitos.

Ah! cumpri em nós vossa promessa: sede nosso anjo protetor na travessia desta vida e não descanseis até que nos vejais no Céu, cantando ao vosso lado eternamente as ternuras do amor misericordioso do Coração de Jesus e do Coração de Maria. Amém!

ORAÇÃO PARA O 4º DIA: Ó meu Salvador Crucificado, Vós nos mostrastes, pela vossa dolorosa morte na cruz, o caminho que devemos trilhar para chegarmos à Jerusalém Celeste: o régio caminho da cruz. Lembrai-Vos, ó Cordeiro imaculado, de vossa serva Santa Teresinha, que tanto sofreu aqui na terra, e alcançai-nos pela sua intercessão, a graça de não fugirmos dos sofrimentos desta vida, mas de os abraçarmos com amor, para que possamos um dia gozar os esplendores da glória eterna.

Ó querida Santa Teresinha, o sofrimento devia ser vosso companheiro, porque éreis amada por Deus; e porque O amáveis também verdadeiramente, abraçastes a cruz dizendo:  " A cruz foi desde o berço a minha herança, mas Jesus me ensina a amá-la apaixonadamente". Eia , pois, amável Santinha, afastai de nós o medo da cruz: transformai o nosso tímido coração em um coração forte e generoso, para que sejamos dignos imitadores de Jesus, louvando o Senhor em todas as adversidades e sofrimentos, e, pelo sofrimento e tribulação, entremos na bem-aventurada eternidade. Amém!

JACULATÓRIA: Santa Teresinha, mártir do amor de Deus! Rogai por nós!

OREMOS: Senhor Jesus Cristo, Esposo e amante das almas puras, as quais distinguis com coroa especialíssima: concedei-nos por intercessão de Santa Teresinha do Menino Jesus, a graça de segui-la aqui na terra, amando-Vos com todo o nosso coração, para que com ela recebamos o prêmio da eterna recompensa. Vós que viveis e reinais, pelos séculos dos séculos. Amém.

Pai-Nosso, Ave-Maria, Glória ao Pai.

LEITURA PARA O 4º DIA

SANTA TERESINHA E O AMOR À CRUZ

"O sofrimento físico e moral, escreve Celina, é na nossa Santa, o resultado da sua cooperação voluntária na Paixão de Cristo, cooperação implicada, muito evidentemente, no seu Ato de Oferenda, segundo a própria medida da vontade do Senhor"

Em Julho de 1887, a própria Santa manifestou à sua irmã Celina (Sóror Genoveva da S. Face) que, desde os 14 anos que ela tinha desejo de sofrimentos para salvar almas pela cruz. E em 09/06/1895, no apogeu de sua vida espiritual, ofereceu-se como vítima ao Amor misericordioso para aliviar este Amor como que desconhecido dos homens e tão facilmente rejeitado por eles. Trazia escrito em seu coração este pedido de amor heroico: "Meu Jesus, dai-me a graça de  morrer mártir por Vós. Dai-me o martírio do coração ou do corpo. Mais ainda, Jesus: dai-me um e outro".

"No seu leito de moribunda, escreve Celina, ouvi minha santa Irmãzinha afirmar: 'Felizmente que não pedi o sofrimento, porque se o tivesse pedido seria o meu sofrimento e teria receio de não ter a força suficiente para o suportar'. Assim ela não confundia os seus desejos de toda a sua vida com um pedido formal que a teria ligado irrevogavelmente. Vê-se logo a diferença: A alma que se oferece ao Amor não pede o sofrimento, mas, ao entregar-se inteiramente aos desígnios do Amor, aceita tudo o que a Providência permitir para ela de alegrias, de trabalhos e de provas, e conta com a Infinita Misericórdia para levar alegremente e santificar o fardo... Mergulhada num abismo de ásperos sofrimentos para a alma e para o corpo, Teresa pronunciou estas palavras: "NÃO POSSO EXPLICAR A MIM MESMA ISSO, SENÃO PELOS DESEJOS ARDENTES QUE TIVE DE SALVAR ALMAS".

Santa Teresinha, por um ano e meio, sofreu a escuridão da "NOITE DO ESPÍRITO" de que falara S. João da Cruz. Eis um pouco como a própria Santa o revela à Madre M. Gonzaga:

"Querida Madre, bem o sabeis, o Bom Deus foi servido de fazer minha alma passar por muitas espécies de provações. Muito sofri desde que estou na terra. Entretanto, se na infância sofri com tristeza, já não é assim que sofro agora. É na alegria e na paz. Sou verdadeiramente feliz em sofrer... Ah! se a provação que padeço, de um ano para cá, se manifestasse aos olhares, que espanto provocaria!...

Sóror Teresa, tendo vomitado sangue, sentiu alegria por sentir que estava prestes a ir ver a Jesus no Céu. Mas Deus quis antes purificá-la inteiramente para o 'matrimônio espiritual', para a consumação na santidade. Eis como:

"Jesus deu-me a conhecer que realmente existem almas que não têm fé, e que por abuso de graças perdem esse precioso tesouro (...) Permitiu que minha alma fosse invadida pelas mais densas trevas, e que o pensamento do Céu, tão doce para mim, já não fosse senão motivo de luta e tormento... Quisera externar o que sinto, mas infelizmente julgo ser impossível. É preciso passar por esse lúgubre túnel para ter uma ideia de sua escuridão. (...) De repente os nevoeiros que me cercam ficam mais densos, penetram-me na alma, envolvem-na de tal modo que já me não é possível nela reconhecer a imagem tão doce de minha Pátria. Lá se foi tudo! Quando quero repousar meu coração, fatigado das trevas que o rodeiam, com a evocação do país luminoso, pelo qual aspiro, meu tormento redobra. Parece-me que as trevas, tomando a voz dos pecadores, me dizem escarnecendo-se de mim: --- "Sonhas com a luz, uma pátria embalsamada dos mais suaves perfumes. Sonhas com a posse eterna do Criador de todas essas maravilhas. Crês que um dia sairás dos nevoeiros que te cercam! Avante, avante! Alegra-te com a morte. Ela dar-te-á não o que esperas, mas uma noite mais profunda ainda, a noite do nada". 

São as terríveis tentações contra a fé e a esperança. Mas o importante é que a CARIDADE, não só continua, mas ainda cresce ao máximo desejado por Deus nesta alma generosa:

"Jesus sabe, que eu, embora não esteja EM GOZO DA FÉ, procuro pelo menos praticar as obras correspondentes. Acho que, de um ano para cá, fiz mais atos de fé do que em toda a minha vida. A cada nova ocasião de combate, quando o inimigo [por permissão de Deus] vem provocar-me, comporto-me com valentia... Corro, entretanto, para o lado de Jesus, digo-Lhe que estou disposta a derramar até a derradeira gota de sangue para professar que existe um Céu. Declaro-Lhe que sou feliz de não gozar o belo Céu na terra, a fim de que Ele o possa abrir aos incrédulos por toda a eternidade. Nestes termos, não obstante a provação que me tira todo gozo, posso, contudo, exclamar: "Senhor, ALEGRAIS-ME sobremaneira por TODAS as vossas ações" (Sal. XCI, 5). Haverá, pois, maior alegria do que a de sofrer por vosso amor?... Quanto mais íntimo for o sofrimento, menos aparece aos olhos das criaturas, e mais Vos regozija, ó meu Deus! No entanto, se por absurdo, Vós mesmo desconhecêsseis meu sofrimento, ainda assim me sentiria feliz de tê-lo, se por meio dele eu pudesse impedir ou reparar uma única falta cometida contra a ... (...) "Meu Deus, tudo aceito por vosso amor. Se o quiserdes, de bom grado quero sofrer ao ponto de morrer de tristeza... Em suma, meu céu estava toldado de nuvens... Só o fundo do coração se mantinha em paz e tranquilidade. (...) Desde muito já me não pertenço, entreguei-me inteiramente a Jesus. Cabe-Lhe, pois, a liberdade de fazer de mim o que Lhe aprouver. Incutiu-me a atração por um exílio completo". Amém!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário