Segundo a doutrina católica, o homem, para salvar-se, precisa da graça atual e da graça santificante. Qual a diferença entre graça santificante e graça atual?
Graça atual é o AUXÍLIO DE DEUS, pelo qual Ele ilumina a inteligência e ajuda a vontade do homem, para que este possa vencer as tentações ou praticar as virtudes necessárias para a conquista do Céu. Ela pode visitar o homem, como uma boa inspiração e ser rejeitada, como também ser aceita e produzir o seu bom efeito; neste último caso a tentação é vencida ou a virtude é praticada. É à GRAÇA ATUAL, que se refere São Paulo quando diz, falando a respeito do Espírito Santo: o Espírito AJUDA também a nossa fraqueza (Romanos VIII-26).
Graça santificante é o ESTADO DA ALMA que, pelo fato de estar livre do pecado original e perdoada de todos os pecados mortais que porventura tenha cometido, é vista com agrado aos olhos de Deus. Com a graça santificante, o homem se torna um justo, filho adotivo de Deus, templo do Espírito Santo, herdeiro da vida eterna. Já não é Deus visitando-o, auxiliando-o, fortalecendo-o; é mais do que isto: é Deus habitando no seu coração. Assim São Paulo, falando ainda sobre o Espírito Santo, chama-o: Espírito que HABITA em vós (Romanos VIII-11). E Nosso Senhor disse no Evangelho: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará; e nós viremos a ele e faremos nele morada (João XIV-23).
O homem que está neste feliz estado, pode perdê-lo, bastando, para isto, que cometa um pecado mortal; depois de perdido o estado de graça, pode ser recuperado e isto acontece quando lhe são perdoados os pecados mortais cometidos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário