...Criador do céu e da terra;
Este quadro representa a obra de Deus por seis zonas circulares, das quais cada uma representa um dos seis dias da criação do mundo e o gesto de Deus operando sua obra.
A primeira zona circular (de cima para baixo) representa a obra do primeiro dia, isto é, Deus criando a luz.
A segunda zona circular representa a obra do segundo dia, isto é, Deus criando o firmamento e separando-o da terra e das águas.
A terceira zona circular representa a obra do terceiro dia, isto é, Deus separando a terra das águas, e ordenando à terra que produza toda espécie de plantas.
A quarta zona circular representa a obra do quarto dia, isto é, Deus criando o sol, a lua e as estrelas.
A quinta zona circular representa a obra do quinto dia, isto é, Deus criando as aves no ar e os peixes nas águas.
A sexta zona circular representa a obra do sexto dia, isto é, Deus criando os animais terrestres e fazendo o homem à Sua imagem e a Sua semelhança.
No alto do quadro Deus repousa no sétimo dia e consagra-o ao Seu serviço. Este repouso é simbolizado pelo sol que se põe cercado de nuvens e os astros que presidem à noite: a lua e as estrelas. O triângulo formado por uma nuvem na qual Deus repousa, significa que as três Pessoas Divinas cooperaram todas na obra da criação. É isto que nos revelam estas palavras (no plural): "Façamos o homem à nossa imagem e nossa semelhança".
Nenhum comentário:
Postar um comentário