quinta-feira, 1 de outubro de 2020

QUEM É DEUS

 

SENTENÇA: "Eu sou Aquele que sou (YHWH)" (Ex III, 14).

REFLEXÕES: Como Deus é infinito, só Ele poderia dar de Si a definição. E Deus se dignou dizer quem Ele é: JAVÉ = Aquele que é. Somente Deus é em si mesmo a plenitude do Ser e de toda Perfeição, ao passo que as criaturas receberam d'Ele tudo o que são e têm. Deus é "Aquele que é". E, por isso, é Eterno, isto é, não teve princípio nem terá fim. Deus é a Vida por excelência, é o Ser que existe por si mesmo. É o Ser necessário (=q. não pode deixar de existir), enquanto as criaturas são entes que existem porque Deus deu-lhes a existência e sustenta, a todo momento, esta existência, já que a criatura não tem em si a razão de seu existir.

A Eternidade de Deus: "É a posse plena e simultânea da vida, sem princípio e sem fim" (Boécio). Deus é o Ser sumamente SIMPLES. Em teologia, "simples" quer dizer que não tem composição. Deus é o Puríssimo Espírito Perfeitíssimo. Deus não tem a mínima composição; pois, sua existência é idêntica à sua essência. Em outras palavras: a essência de Deus é Ser = Aquele que é. Assim Deus é o Ser, é a Perfeição,  é a Bondade, é o Amor, é a Vida, é a Justiça, é a Misericórdia etc. Deus é uno, é infinito, é imenso, é onisciente, é onipotente, é  onipresente (Este prefixo "oni" vem do latim = "omnis" =todo. Daí as palavras: Onipotente, Onisciente, Onipresente).

Pela definição dada pelo próprio Deus =JAVÉ, dizemos que Deus é o SER. Cada coisa que existe é um ser. p. ex., a pedra é ser, a planta  é ser, o bruto é ser, o homem  é ser, o anjo é ser. Deus também é  Ser, mas não é qualquer ser. Ele é o Ser perfeitíssimo Criador e Senhor do Céu e da Terra; isto é, aquele SER de quem vêm todos os outros; por isso não dizemos que Deus é um Ser, mas que é O SER, isto é, o Ser por excelência, o Ser Supremo, o Ser de quem dependem todos os outros.

EXEMPLO: Êxodo III, 1-15. Resumo: Moisés chegou ao monte de Deus, ao Horeb (=Sinai). Deus apareceu-lhe em forma de fogo numa sarça que ardia mas não era consumida pelo fogo. Como Moisés quisesse se aproximar, Deus disse que não o fizesse, porque aquele lugar era santo e, mandou que tirasse as sandálias. Moisés obedeceu e também cobriu o rosto não se julgando digno de olhar para Deus. O Senhor viera confiar a Moisés a empresa de tirar o seu povo da escravidão do Egito e conduzi-lo  a uma terra boa, espaçosa e rica. Moisés perguntou-Lhe  qual era o seu nome para responder aos Israelitas se lho exigissem. O Senhor lhe disse: EU SOU AQUELE QUE SOU (hebraico  =Javé): assim dirás aos filhos de Israel: AQUELE QUE É me mandou s vós.

MEU DEUS E MEU TUDO! Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário