sexta-feira, 2 de outubro de 2020

DEUS É PAI


SENTENÇA: "Creio em Deus Pai" (Credo). "Pai Nosso que estais no Céu" (Mt VI, 9).

REFLEXÕES: O  3º Catecismo  apresenta as razões pelas quais se dá a Deus o nome de Pai: 1º porque é Pai, por natureza, da segunda Pessoa da Santíssima Trindade, isto é, do Filho por Ele gerado; 2º porque Deus é Pai de todos os homens, que Ele criou, conserva e governa; 3º porque é Pai, pela graça, de todos os cristãos, os quais por isso se chamam filhos adotivos de Deus.

O  Catecismo mostra porque Jesus ensinou-nos a dizer Pai nosso e não Pai meu: "porque todos somos seus filhos, e portanto, devemos considerar-nos e amar-nos todos como irmãos, e orar uns pelos outros".

O Compêndio do Catecismo da Igreja Católica nº 46 diz: "Jesus Cristo nos revela que Deus é "Pai", não somente porque é Criador do universo e do homem, mas sobretudo porque gera eternamente em seu seio o Filho, que é o seu Verbo, "resplendor da glória do Pai, expressão de seu ser" (Hb I, 3). E no nº 583: "Podemos invocar o "Pai" porque o Filho de Deus feito homem no-lo revelou e o seu Espírito no-lo fez conhecer. A invocação do Pai nos faz entrar no seu mistério com uma admiração sempre nova e suscita em nós o desejo de um comportamento filial. Com a oração do Senhor, estamos, portanto, conscientes de ser filhos do Pai no Filho".

Sabemos que Deus é Majestade infinita, é o Senhor Supremo, mas o próprio Jesus quis que nos dirigíssemos a Ele invocando-O como pai. Os autores espirituais dizem que esta consideração da Paternidade de Deus é importantíssima na ascese espiritual. O P. Faber diz: "Não há verdade mais certa do que esta: Deus é nosso Pai, e o que há de mais terno e de mais suave em toda a paternidade da terra não é senão uma ínfima sombra da doçura sem limites e da afeição de sua paternidade no céu. A beleza e a consolação de tal ideia excedem quaisquer palavras".

Santa Teresa diz: "Se digo: "Pai nosso", pede o amor que compreenda quem é esse nosso Pai e qual o Mestre que nos ensinou esta oração... Já não seria excessivo, Senhor, no fim da oração conceder-nos a graça de chamar-vos nosso Pai? Mas vós nos encheis as mãos e fazeis logo no começo tão grande favor... Pelo fato de n'Ele existir a perfeição de todos os bens, forçosamente é melhor que todos os pais do mundo".

EXEMPLO: Sóror Genoveva da S. Face (Celina) conta o seguinte  de sua irmã Sóror Teresa do Menino Jesus: Um dia, entrei na cela da nossa querida Irmãzinha e fiquei impressionada com a sua expressão de grande recolhimento. Cosia ela ativamente e contudo parecia perdida numa profunda contemplação. Perguntei-lhe em que pensava. E ela respondeu-me: "Medito no Pai-Nosso; é tão doce chamar ao bom Deus nosso Pai!..." E as lágrimas brilharam-lhe nos olhos.

SANTA TERESINHA, ENSINAI-ME A AMAR O MEU PAI DO CÉU! Amém!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário