terça-feira, 6 de outubro de 2020

A SS TRINDADE MORA NA ALMA EM ESTADO DE GRAÇA


SENTENÇA: "Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos a ele e faremos nele a nossa morada" (Jo XIV, 23).

REFLEXÕES: A alma que verdadeiramente ama a Jesus, e portanto, observa os seus mandamentos, é amada pelo Pai, e o Pai vem a ela com o Filho e o Espírito Santo. A SS. Trindade não vem para uma simples visita, mas para fixar uma morada. E Deus mora nesta alma para sempre, só dela se afastando, quando a pessoa tem a desgraça de expulsá-Lo com um pecado grave.

Sabemos que Deus está em toda parte porque é infinito, porque tudo governa com seu poder, e é por Ele que todas as criaturas subsistem, porque elas não tendo em si a razão de sua existência, são sustentadas no ser, pela Essência divina: "É n'Ele que temos a vida, o movimento e o ser" (At XVII, 28).

Mas a presença sobrenatural de Deus na alma em estado de graça é muito superior e mais íntima. Vejam: o Pai vem até nós e em nós continua a gerar o seu Filho, o Verbo. E o Pai e o Filho se amam infinitamente, e deste Amor procede o Espírito Santo, a terceira Pessoa, que é igual ao Pai e ao Filho. Deus é a Vida Eterna em nós com a graça santificante. Assim se expressa S. Paulo: "O amor de Deus está em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado" (Rm V, 5). Por isso que a graça santificante é já o início da vida eterna, é a semente da Glória.

Pela graça santificante, o Pai adota-nos como filhos. Torna-nos participantes da própria NATRUEZA DIVINA. Não é só um nome de filho, i. é, uma ficção, mas uma participação REAL, embora, limitada, porque só o Verbo tem a plenitude da divindade e é igual ao Pai e ao Espírito Santo: "Vede que amor nos testemunhou o Pai, determinando que sejamos chamados filhos de Deus, e que o sejamos com efeito" (I Jo III, 1).

O Filho também veio habitar na alma em estado de graça. Assim Ele nos chama de irmãos e amigos. Após a Ressurreição diz a Madalena: "Vai a meus irmãos e diz-lhes: subo para meu Pai e vosso Pai, para o meu Deus e vosso Deus" (Jo XX, 17). "Não há maior amor do que dar a vida pelos amigos (Jo XV, 13). E é uma amizade íntima. O autor do Livro da Imitação de Cristo mostra conhecer a convivência íntima com Jesus quando descreve as visitas que Jesus faz às almas interiores, os suaves colóquios que trava com elas; as consolações espirituais, a paz e a familiaridade que lhes concede.

O Espírito Santo vem para santificar, dar força, luz e adornar a alma com todas as virtudes e com seus dons. Torna a alma em estado de graça num templo vivo de Deus. Diz S. Paulo: "Não sabeis que sóis templo de Deus e que o Espírito Santo habita em vós?"  (I Cor III, 16 e 17).

EXEMPLO: Os Santos não só crêem, mas vivem a sua fé. Santa Catarina de Sena, sempre, subindo ou descendo as escadas, a todo momento, dizia: Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Um dia, já havia rezado: "Glória ao Pai...", quando, de repente viu Jesus radiante de luz que subia a seu lado. E ela, inclinando-se para o Redentor, continuou: "e a Ti..." e ao Espírito Santo.

Um jovem estudante em Turim, Pier Giorgio Frassati, era muito ligado à sua fé. Lendo este episódio na vida de Santa Catarina de Sena, ficou entusiasmado com ele. Tomou a resolução de rezar muitas vezes ao dia este louvor à SS. Trindade. Frassati foi um católico fervoroso e morreu em odor de santidade. Amém!

 

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário