sábado, 3 de outubro de 2020

DEUS É AMOR

 

SENTENÇA: "Onde a caridade e o amor, Deus aí está" (Ant. na cerimônia do Lava-pés).

REFLEXÕES: Deus é o Sumo Bem, é a Bondade, logo é Amor. E há um axioma filosófico que diz: "O Bem é difusivo de si mesmo". Deus é o Bem Supremo e, em Si mesmo, é a Beatitude infinita. Eternamente há uma comunicação essencial em Deus, pela qual o Pai e o Filho juntos, dão procedência ao Espírito Santo e Lhe comunicam, por via de amor, a sua própria e única divindade. Mas, o Sumo Bem, a Bondade Infinita, quis livre e amorosamente, comunicar suas perfeições a outros seres, que Ele tirou do nada.

"Conhecemos e cremos na caridade que Deus tem por nós. Deus é amor, e quem permanece no amor, permanece em Deus e Deus nele" (I Jo IV, 16). Deus , infinitamente perfeito e feliz em si mesmo, por puro amor, criou livremente o homem para fazê-lo participar da sua vida bem-aventurada. Mais: na plenitude dos tempos, Deus Pai enviou seu Filho como Redentor e Salvador dos homens caídos no pecado, convocando-os para sua Igreja e tornando-os filhos adotivos por obra do Espírito Santo e herdeiros da sua eterna bem-aventurança. Toda nossa vida seria insuficiente para meditar em tanto amor...!

Como Deus é Eterno,  para Ele tudo é presente. Donde, nos amou desde toda a eternidade: "Amei-te (diz Deus) com um amor eterno, por isso, compadecido de ti, te atraí a mim" (Jr XXXI, 3).

O Filho de Deus feito Homem, Jesus Cristo , amou-nos de tal modo que, sendo rico, fez-se pobrezinho por nós, sendo o Rei dos reis, fez-se servo. "Ó inestimável excesso de teu Amor! Para remir o servo, entregaste o teu Filho" (Precônio pascal). "No presépio fez-se nosso irmão, na Ceia, nosso alimento; na Cruz, nosso resgate, no Céu, nossa recompensa" (S. Tomás).

Amor se paga com amor. Quem faz da carne, do dinheiro e do "eu", os seus deuses, é um idólatra. "Quem não amar a Nosso Senhor, seja amaldiçoado" (I Cor XVI, 22). "Somos dominados pelo amor que Cristo tem por nós... Ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si mesmos, mas para Aquele que morreu e ressuscitou para o bem deles" (II Cor V, 15). 

Nossa vida deve ser amor: amor a Deus e amor ao próximo por Deus. Amamos os irmãos porque são filhos de Deus, ou para que o sejam. Jesus Cristo, por amor, quis ser o Primogênito entre os irmãos (Cf. II Cor VIII, 29). Amamos a Deus em todos e em tudo. Pois,todas as coisas no universo são obras do amor de Deus.

EXEMPLO:  Um homem teria que ter a língua amputada por causa de um cancro. Prestes a receber a anestesia, disse aos seus familiares: "Eu vos amo em Cristo Jesus". E suas últimas palavras foram: "Meu Pai do Céu, eu Vos amo; louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!"

PAI NOSSO QUE ESTAIS NO CÉU, SANTIFICADO SEJA O VOSSO NOME... Amém!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário