segunda-feira, 5 de outubro de 2020

A SANTÍSSIMA TRINDADE


SENTENÇA: "Ide,  ensinai a todos os povos (fazendo-os meus seguidores) e batizai-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo" (Mt XXVIII, 19).

REFLEXÕES:  No Batismo de Jesus deu-se a revelação das três Pessoas da SS. Trindade.

Os Símbolos de fé são um resumo admirável de todos os artigos de nossa fé. E as verdades de fé neles professadas são articuladas em referência às três Pessoas da Santíssima Trindade.  Esse mistério foi revelado por Jesus Cristo; é a fonte de todos os outros e o ponto central de toda vida cristã.

Deus é uno porque é uma natureza para as três pessoas. Deus é Trino, porque são três Pessoas iguais mas distintas. Assim: Inseparáveis na sua única substância, as Pessoas divinas são inseparáveis também em suas operações: a Trindade tem uma só e mesma operação. Mas no único agir divino cada Pessoa está presente segundo o modo que lhe é próprio na Trindade. O Pai tem a Paternidade, porque,  desde toda a eternidade, gera por via de inteligência, o Filho. O Filho tem  a Filiação; e o Espírito Santo procede deste toda eternidade, do amor do Pai e do Filho.

Em Teologia há uma coisa chamada "APROPRIAÇÃO": as obras fora de Deus são comuns às três Pessoas. Quanto ao mistério da Encarnação, é só o Filho que se encarnou. Mas, sendo Jesus Cristo também Deus, é igual ao Pai e ao Espírito Santo. Donde, os mistérios da Encarnação e Redenção são obras das três Pessoas divinas. Mas, por APROPRIAÇÃO, atribuímos ao Pai, todas as obras de poder, como, por exemplo, a Criação; e atribuímos as obras de sabedoria ao Filho; e as obras de amor, como p. ex. a nossa santificação, atribuímos ao Espírito Santo, porque Ele procede do Pai e do Filho por via de amor.

Todos os fiéis são chamados à santidade cristã; pois, a santidade é a plenitude da vida cristã e perfeição da caridade. E esta plenitude se realiza na união íntima com Cristo e, n'Ele,  na união íntima com a Santíssima Trindade (Cf. Comp. do CIC, nº 428). A oração cristã, pois, é relação pessoal e viva dos filhos de Deus com o seu Pai infinitamente bom, com o Filho Jesus Cristo e com o Espírito Santo, que habita neles pela graça santificante.

Veremos, então, que  o importante é vivermos com a Santíssima Trindade. Caso alguém venha ter a infelicidade de perder a Deus  por um pecado mortal, deve logo recuperá-Lo por uma confissão bem feita, ou com um ato de contrição perfeita com o desejo de receber a absolvição sacramental logo quando puder.

EXEMPLO:  O genial doutor da Igreja S. Agostinho escreveu um Tratado Teológico sobre a SS. Trindade; e gastou 16 anos nos seus 15 livros (400 a 416). Conta-se uma formosa e simbólica lenda sobre isto: Estando a compor essa obra, e indo, como de costume, num lugar recolhido à beira mar, viu de repente na sua frente um lindo menino. Reparou que o pequeno tinha cavado na areia um buraquinho e estava colocando a água do mar naquela covinha. Perguntando o santo pelo que estava fazendo, o menino (=anjo) respondeu que pretendia passar toda o oceano para aquele buraquinho. __  "Menino mas isso é impossível", disse S. Agostinho. Aí replicou o pequeno: "Pois é mais fácil eu passar todo o mar para este buraquinho do que tu colocares o inefável mistério da SS. Trindade em seu pequeno livro". "Si non è vero, è bene trovato".

No Livro VI, c. 10, nº 12 diz S. Agostinho:  "Cada uma das Pessoas divinas está em cada uma das outras, e todas em cada uma, e cada uma em todas estão em todas, e todas são somente um" (A TRINDADE).

Toda comparação claudica. E para diminuir as falhas da comparação, é necessário fazermos também puras suposições. Suponhamos um Sol eterno e em formato não circular mas de um triângulo equilátero. O sol é fogo, calor, luz. Escrevemos em um lado PAI; no outro FILHO; no terceiro ESPÍRITO SANTO. Devemos considerar cada lado mas olhando para todo o triângulo: vemos fogo, calor, luz. Deste toda eternidade o fogo gera o calor e do fogo e do calor procede a luz. Apliquemos isso às palavras supracitadas de S. Agostinho.

É bom, porém, lembrar a lição do "anjinho!". Dobremos sim o joelhos e adoremos!!! Amém!

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário