LEITURA ESPIRITUAL - Dia 7 de abril
"Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja" (S.
Mateus, XVI, 18).
Foi somente a Pedro que Jesus Cristo fez esta promessa
insigne: "Tu és Pedro, e sobre esta
pedra edificarei a minha Igreja". Foi a Pedro que o Senhor falou: a um
só, a fim de fundar a unidade por um só. Ouçamos São Cirilo de Alexandria:
"Efetivamente, sem nenhum preâmbulo, Ele designa pelo seu nome tanto o pai
do apóstolo como o próprio apóstolo (Feliz és tu, Simão, filho de Jonas), e não
mais permite que o chamem Simão, reivindicando-o doravante como seu em virtude
do seu poder; depois, por uma imagem muito apropriada, quer que o chamem Pedro,[Kefas=pedra]
porque ele é a pedra sobre a qual devia Ele fundar a sua Igreja".
"Segundo este oráculo, - diz o papa Leão XIII, - é evidente que, pela
vontade e por ordem de Deus, a Igreja foi estabelecida sobre o bem-aventurado
Pedro, como o edifício sobre o seu alicerce. Ora, a natureza e a virtude
própria do alicerce é dar a coesão ao edifício pela conexão íntima das suas diferentes
partes; é ainda ser o liame necessário da segurança e solidez da obra inteira:
se o alicerce desaparece, todo o edifício desmorona. O papel de Pedro é, pois,
suportar a Igreja e manter nela a conexão, a solidez de uma coesão
indissolúvel. Ora, como poderia ele desempenhar semelhante papel se não tivesse
o poder de mandar, de proibir, de julgar, numa palavra, se não tivesse um poder
de jurisdição próprio e verdadeiro? É evidente que os Estados e as sociedades
só podem subsistir graças a um poder de jurisdição. Um primado de honra, ou
ainda o poder tão modesto de aconselhar e advertir, que é chamado poder de
direção, são incapazes de emprestar a qualquer sociedade humana um elemento bem
eficaz de unidade e solidez.
"Ao contrário, esse verdadeiro poder de que falamos é
declarado e afirmado nestas palavras: 'E as portas do inferno não prevalecerão
contra ela'. - Comenta Orígenes: 'Que quer dizer contra ela? Será contra a
pedra sobre a qual Cristo edifica a Igreja? A frase fica ambígua; seria para
significar que a pedra e a Igreja não são senão uma só e a mesma coisa? Sim, é
esta, creio eu, a verdade: porque as portas do inferno não prevalecerão nem
contra a pedra sobre a qual Cristo edifica a sua Igreja, nem contra a própria
Igreja... A Igreja, sendo, como é, o edifício de Cristo, que sabiamente
edificou 'sua casa sobre a pedra', não pode estar sujeita às portas do inferno;
estas podem prevalecer contra todo aquele que se achar fora da pedra, fora da
Igreja, mas são impotentes contra ela'.
"Jesus acrescentou ainda: 'Eu te darei as chaves do
reino dos céus'. É claro que Ele continua a falar da Igreja, dessa Igreja que
Ele acaba de chamar sua, e que
declarou querer edificar sobre Pedro como sobre o seu fundamento. A Igreja
oferece, com efeito, a imagem não só de um edifício, mas de um reino; de resto,
ninguém ignora que as chaves são a insígnia comum da autoridade. Assim, quando
Jesus promete dar a Pedro as chaves do reino dos céus, promete dar-lhe o poder
e a autoridade sobre a Igreja. 'O Filho lhe deu (a Pedro) a missão de difundir
pelo mundo inteiro o conhecimento do Pai e do próprio filho, e deu a um homem
mortal todo o poder celeste, quando confiou as chaves a Pedro, que estendeu a
Igreja até aos confins do mundo e que a mostrou mais inabalável que o céu' (S.
João Crisóstomo).
"O que se segue ainda tem o mesmo sentido: 'Tudo o que
ligares na terra será ligado também no céu, e tudo o que desligares na terra
será desligado também no céu'. Essa expressão figurada: ligar e desligar,
designa o poder de estabelecer leis, e também o poder de julgar e de punir. E
Jesus Cristo afirma que esse poder terá tal extensão, tal eficácia, que todos
os decretos emitidos por Pedro serão ratificados por Deus. Esse poder é, pois,
soberano e inteiramente independente, por não ter na terra nenhum poder acima
dele, e por abranger a Igreja toda e tudo o que à Igreja está confiado"
(Extraído da Enc. "SATIS COGNITUM", Leão XIII).
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