sexta-feira, 22 de abril de 2016

CUIDADO COM OS MODERNISTAS!!!

   Entre as muitas obras extraordinárias do Pontificado de São Pio X, sem dúvida, enumera-se a condenação do Modernismo. Eis algumas advertências de São Pio X atinentes aos modernistas: ... "com artifícios de todo astuciosos, se esforçam por tornar inútil a virtude vivificante da Igreja e arruinar pelos alicerces, se dado lhes fosse, o mesmo reino de Jesus Cristo"; ..."o que é muito para sentir e recear, eles se ocultam no próprio seio da Igreja, tornando-se assim tanto mais nocivos quanto menos percebidos"; ..."embebidos das teorias envenenadas dos inimigos da Igreja, gabam-se de reformadores da mesma Igreja"; ..."se atiram sobre tudo o que há de mais santo na obra de Cristo"; ..."não se afastará da verdade quem os tiver como os mais perigosos inimigos da Igreja"; "o modernismo é a síntese de todas as heresias" ..."dirigem seu machado sobre as próprias raízes da Igreja, que são a Fé e suas fibras mais vitais"; ..."não poupam nada da verdade católica; não há nenhuma verdade que não procuram contaminar"; ..."não há quem os vença em manhas e astúcias"; ..."são ousados como ninguém, de uma operosidade incansável, uma assídua e vigorosa aplicação a todo ramo de estudos e, o mais das vezes, (têm) a fama de uma vida austera, coisas muito próprias para enganar"; ..."são formados numa escola de desprezo a toda autoridade e a todo freio"; ..."persuadem-se de que é amor da verdade o que não passa de soberba e obstinação"; (Devemos observar que os modernistas são contra toda autoridade contrária a eles como era o caso no tempo de São Pio X). ... "segundo eles os dogmas não só podem, mas devem evoluir e mudar-se"; ..."balofos nas vaidades da ciência, deliram a ponto de perverter o conceito de verdade"; ..."por desenfreada mania de novidades, não procuram a verdade onde com segurança se acha; e desprezando as santas e apostólicas tradições, apegam-se a doutrinas ocas, frívolas, incertas, reprovadas pela Igreja". Erros modernistas: ..."Visto que a religião não é senão uma forma da vida, a sua explicação se deve achar na própria  vida do homem. Daqui procede o princípio da imanência religiosa"..."a fé se deve fundar em um sentimento, nascido da necessidade da divindade... "É  precisamente a este sentimento que os modernistas dão o nome de fé, e colocam-no como o princípio de religião"; ..."chega-se até a afirmar que a nossa santíssima religião, no homem Jesus Cristo assim como em nós, é fruto inteiramente espontânea da natureza"; "o homem religioso  deve pensar a sua fé"; ..."no sentimento religioso reconhece-se uma espécie de intuição do coração" ... os modernistas concedem, uns confusa e outros manifestamente, que todas as religiões são verdadeiras"; ..."o viver para os modernistas é prova de verdade; e a razão disto é que verdade e vida para eles são uma e mesma coisa. E daqui mais uma vez se conclui que todas as religiões existentes são verdadeiras, do contrário já não existiriam". (Não conhecem a parábola do joio!!!). ..."nos seus livros muitas coisas se encontram que são aceitas pelos católicos; mas, ao virar a página, outras coisas são vistas que pareceriam ditadas por um racionalista. Escrevendo, pois, a história, nenhuma menção fazem da divindade de Cristo; ao passo que, pregando nas igrejas, com firmeza a professam"; ..."ostentam certo desprezo das doutrinas católicas, dos Santos Padres, dos concílios ecumênicos, do magistério eclesiástico; e se forem por isto repreendidos, queixam-se de que se lhes tolhe a liberdade"; ... "posta de parte a velha teologia, empenham-se por divulgar uma nova, toda amoldada aos desvarios dos filósofos"; ... "Deus é imanente no homem"; ... dizem que não se pode crer que a Igreja e os sacramentos foram instituídos pelo próprio Cristo"; "dizem que os Sacramentos foram só instituídos para nutrirem a fé"; ..."Deus está dentro de nós e agitados por ele nós nos inflamamos. Deste modo é que se deve explicar a origem da inspiração dos livros sagrados". ...a Igreja é um parto da consciência coletiva"; ..."dizem que quando a Igreja condena erros, não pode de maneira nenhuma exigir que os fiéis aceitem seus juízos com assentimento interno"; ...dizem que a interpretação dada pela Igreja aos Livros Sagrados da Bíblia, conquanto não se deva desprezar, está, no entanto, sujeita a mais apurado juízo e à correção dos exegetas"; ... "ensinam que, pelas sentenças eclesiásticas fulminadas contra a exegese livre e mais adiantada, pode se concluir que a fé proposta pela Igreja está em contradição com a história e que os dogmas católicos não podem realmente harmonizar-se com as verdadeiras origens da religião cristã"; ... "afirmam os modernistas que o Magistério da Igreja não pode determinar o sentido genuíno das Sagradas Escrituras, nem mesmo por meio de definições dogmáticas"; ... "dizem que a inspiração divina não se estende a toda a Sagrada Escritura a ponto de preservar de todo erro todas e cada uma de suas partes"; ... "afirmam que em diversas narrações, os Evangelistas referiram não tanto o que era verdade, quanto o que, embora falso, julgaram ser mais proveitoso a seus leitores"; ... dizem os modernistas que os exegetas heterodoxos (= hereges) interpretaram o verdadeiro sentido das Escrituras com mais fidelidade do que os exegetas católicos"; ...os modernistas ensinam que os dogmas, que a Igreja dá como revelados, não são verdades caídas do céu; são uma certa interpretação de fatos religiosos, que o espírito humano conseguiu alcançar à custa de trabalhosos esforços"; ... "ensinam que os dogmas da fé devem ser considerados somente segundo o sentido prático, isto é, como norma de proceder e não como norma de crer"; ... "dizem que a constituição orgânica da Igreja não é imutável: a sociedade cristã assim como a sociedade humana está sujeita à perpétua evolução"; ... ensinam que a verdade deve mudar com os tempos como o homem, pois que evolui com ele, nele e por ele"; ... "ensinam os modernistas que Cristo não ensinou um corpo fixo de doutrina aplicável a todos os tempos e a todos os homens; mas sim inaugurou certo movimento religioso que se adapta, ou que deve ser adaptado aos diversos tempos e lugares"; ... "dizem que a Igreja mostra-se incapaz de defender eficazmente a moral evangélica, porque adere obstinadamente a doutrinas imutáveis, que não podem conciliar-se com o progresso moderno"; ... ensinam também que o progresso das ciências exige que se reformem os conceitos da doutrina cristã sobre Deus, a Criação, a Revelação, a Pessoa do Verbo Encarnado e a Redenção"... "ensinam ainda os modernistas que o regime que deve governar a Igreja é o popular ou democrático" ... "por isso, dizem os modernistas, que o povo tem a liberdade de determinar o que achar melhor no seu tempo"; ... e dizem que "seria loucura da parte da Igreja crer que o vivo sentimento de liberdade, ora dominante, retroceda. Reprimindo-o e enclausurando-o, ele transbordará mais impetuoso, destruindo conjuntamente a religião e a Igreja"; ... "falava-se antigamente do temporal sujeito ao espiritual; falava-se de questões mistas, em que a Igreja intervinha como senhora e rainha, porque então se tinha a Igreja como instituída imediatamente por Deus, enquanto autor da ordem sobrenatural. Mas estas crenças, dizem os modernistas, já não são admitidas pela filosofia, nem pela história. Deve, portanto, a Igreja separar-se do Estado, e assim também o católico do cidadão,... e  o católico tem o direito e dever de fazer o que julgar mais oportuno ao bem da pátria, sem levar em conta os ensinamentos e ordens da Igreja"; ... "têm os modernistas por princípio geral, que, numa religião viva, tudo deve ser mutável e deve de fato mudar-se: tudo: o dogma, a Igreja, o culto, os livros sagrados, e até mesmo a fé, se não forem coisas mortas, devem sujeitar-se às leis da evolução. Diz S. Pio X que os modernistas, ao aplicar esta lei da evolução, começam pela fé"; ... quanto a evolução do culto, dizem que o principal estímulo de evolução é a necessidade de se adaptar aos costumes e tradições dos povos". Dizem os modernistas que, para conseguir isto, é necessário resistir uma força conservadora que é a Tradição; e em luta contra esta força conservadora, é preciso promover uma força progressiva que é o progresso; e, assim, se deve introduzir na Igreja o laicato, que é fator de progresso"; ... "afirmam que as consciências individuais, ou pelo menos algumas delas, fazem pressão sobre a autoridade, obrigando-a a capitular e pactuar"; diz São Pio X que "os modernistas consideram isto um dever sagrado"; ... "lamentam que as autoridades (naquele tempo) não lhes prestem ouvidos, porque isto será causa de atraso ao progresso dos espíritos, mas asseveram que há de vir a hora de se romperem as barreiras, porque as leis da evolução poderão ser refreadas, porém nunca poderão ser quebradas"; ... E São Pio X cita o Papa Pio IX : "Estes inimigos da Revelação divina, que exaltam com os maiores louvores o progresso humano, desejariam com temerário e sacrílego atrevimento, introduzi-lo na Religião Católica, como se a mesma não fosse obra de Deus, mas obra dos homens, ou algum sistema filosófico que se possa aperfeiçoar por meios humanos" (Enc. "Qui pluribus" de 9 de novembro de 1846). Os modernistas, continua São Pio X, querem a inovação da filosofia, particularmente nos Seminários, de tal modo que acabem com a filosofia escolástica";  ... "e seja ensinada aos jovens a filosofia moderna"; "quanto ao culto, dizem que se devem diminuir as devoções externas e proibir que aumentem"; ... "dizem que as Congregações Romanas devem ser transformadas; e antes de todas as do Santo Ofício e do Índice.(Esta última era para condenar os livros maus). Em Moral estão pelo Americanismo, dizendo que as virtudes ativas devem antepor-se às passivas. Querem que se acabe a suntuosidade do culto"; ... "E finalmente não falta entre eles(=os modernistas) quem, obedecendo muito de boa mente aos acenos dos seus mestres protestantes, até deseje ver suprimido do sacerdócio o sacro celibato" - E São Pio X conclui: "Que restará, pois, de intacto na Igreja, que não deva por eles ou segundo seus princípios ser reformado?
  Gostaria de acrescentar aqui as palavras do Professor Sr. Roberto de Mattei: "Para eles (os progressistas) o modo com que se fala e se age é doutrina que se faz praxe. A reforma litúrgica (post-conciliar) acrescentou, portanto, uma nova "lex orandi" que comportava uma nova "lex credendi".
     Oh! São Pio X! realmente não ficou nada intacto!!! Se a Igreja não fosse divina já estaria destruída pelos fundamentos! Mas também, por isto mesmo, o sair desta crise sem precedentes, será uma das maiores provas desta mesma divindade da Igreja.  Podemos comparar esta crise a uma eclipse solar total ou quase. Mas temos certeza inabalável pela fé que, como toda eclipse, esta crise passará.
  Uma vez São Pio se bilocando, foi visto rezando diante do corpo de São Pio X na Basílica de São Pedro em Roma. Que estaria ele pedindo?! Podemos conjecturar... 
   São Pio X, rogai por nós! São Pio, rogai por nós!
 

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