LEITURA ESPIRITUAL MEDITADA
Já vimos que o propósito deve ser firme. Veremos agora
que ele deve ser UNIVERSAL, quer dizer, é preciso estar resolvido a evitar todo
o pecado mortal. "Se o pecador fizer
penitência de todas as iniquidades que cometeu, e quiser observar todos os meus
preceitos, ele viverá; não me lembrarei mais das suas iniquidades", assim
diz Deus Nosso Senhor pelo profeta Ezequiel, XVIII, 21. Quem se propõe a evitar alguns pecados, mas
conserva outros (mortais) como sejam: certas amizades perigosas, certos livros
ou jornais que atacam a fé ou os costumes, bens que não possuem com tranquilidade
de consciência, ódios e desejos de vingança contra o próximo, não são perdoados
porque querem dividir ser coração entre Deus e o demônio. O demônio
contenta-se, por isso mesmo, com esta divisão. Mas Deus não. Conhecemos a
sentença que deu um dia Salomão. Duas mulheres apresentaram-se à sua presença,
reclamando uma criança da qual cada uma pretendia ser a mãe. Ordenou que
cortassem ao meio a criança, e dessem a metade a cada uma. Enquanto uma
aceitava a sentença, exclamou a outra: "Eu vos suplico, ó rei, dai-lhe a
criança viva, e não a mateis". Salomão descobriu assim a verdadeira mãe da
criança, e lha entregou. Do mesmo modo o demônio, que não é nosso pai, mas o
nosso inimigo, contenta-se com uma parte do nosso coração, enquanto Deus, nosso
verdadeiro pai, o quer todo inteiro. "Ninguém
pode servir a dois senhores, nos diz Jesus Cristo (Cf. Mat. VI, 24).
Aqueles que aspiram a servir dois senhores, Deus os rejeita; Ele quer ser o
nosso único Senhor, e é com justiça que recusa dividir com o demônio a posse do
nosso coração.
Eis porque é preciso estar resolvido a evitar todo o pecado
mortal. Quanto aos pecados veniais, pode-se desejar evitar alguns sem querer
evitar os outros, e entretanto fazer uma boa confissão. Mas as almas que temem
e amam a Deus tomam a resolução de se abster de todo o pecado venial deliberado;
e, quanto às faltas veniais não deliberadas, isto é, que se cometem sem um
pleno consentimento da vontade, estas boas almas se propõem a cometê-las o
menos possível, visto que é impossível à nossa fraqueza natural evitá-las
todas.
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