sábado, 1 de junho de 2019

LEITURA ESPIRITUAL - Dia 1º do mês

NB.: 1. As 31 leituras espirituais que postarei aqui, se Deus quiser, foram coligidas da "IMITAÇÃO DE CRISTO" ou nela inspiradas. São leituras para serem meditadas pelo menos uns 15 minutos em cada dia do mês e repetidas durante o ano, nos dias que não for postada alguma leitura espiritual.  Caríssimos benévolos leitores, nestes tempos calamitosos em que vivemos, mais do que nunca, se faz mister a meditação que venha avivar a nossa fé, destruir a nossa indiferença religiosa e aumentar o fervor de nossa caridade.   

***********

LEITURA ESPIRITUAL MEDITADA

   Seja nosso principal estudo meditar na vida de Nosso Senhor Jesus Cristo. É preciso ter o espírito de Jesus Cristo para poder saborear o Evangelho. Com ele devemos conformar toda nossa vida. "Dei-vos o exemplo para que, assim como Eu fiz, disse Jesus,  façais vós". São Paulo dizia: "Sede meus imitadores como eu o sou de Jesus Cristo". 
   A suma sabedoria é, pelo desprezo do mundo, caminhar para o reino dos céus. O resto é vaidade. Vaidade das vaidades, tudo é vaidade, exceto amar a Deus e só a Ele servir (Eccl. 1,2). Procura, pois, desapegar teu coração das coisas visíveis e afeiçoá-lo às invisíveis, porque os que seguem o atrativo dos sentidos mancham sua consciência e perdem a graça de Deus. 
    Não temos neste mundo senão um só instante, o da nossa salvação, e ninguém pode salvar-se senão em Jesus Cristo e por Jesus Cristo; a fé em sua palavra, obediência a seus mandamentos, a imitação da suas virtudes, eis a vida do verdadeiro Cristão; não há outra; tudo o mais é vaidade. Riquezas, prazeres e honras: avareza, luxúria e orgulho, que é tudo isso quando se lança o corpo na sepultura e a alma vai para a sua eternidade? 
   Caríssimo, pense nisto seriamente desde hoje, porque amanhã talvez já seja tarde! Trabalha enquanto é dia, antes que chegue a noite eterna! Entesoura riquezas que não perecem nem os ladrões roubam.
    Estéreis desejos não te salvarão: Deus, Nosso Senhor, quer obras. Imita, pois, a Jesus, se queres fazer obras que agradem a Deus e te mereçam viver eternamente com Jesus. No estudo de Sua vida aprenderás de quão pouco valia são palavras e doutrinas ditas  expressas com belos termos mas sem a a prática de boas obras.
    Dai-me Deus meu, o santo propósito de imitar vosso divino Filho e meu Senhor Jesus Cristo; purificai minha intenção conforme ao desejo que me dais, de maneira que todo eu, de dentro e de fora, só a Vós olhe, a Vós contemple, a Vós ame, por Vós suspire e em Vós descanse.
    Desta meditação, desde jardim pequeno na verdade, mas tão florido e odorífero, quero levar comigo  um ramalhete durante o dia para me alentar com o seu perfume, e assim, dar frutos dignos da vida eterna: "Tudo é vaidade e aflição de espírito, exceto amar a Deus e só a Ele servir".  

Nenhum comentário:

Postar um comentário