MALÍCIA DA INVEJA. Diz a Teologia Moral q a inveja é pecado mortal, de sua natureza porque é diretamente oposto à virtude da caridade. E qt mais importante é o bem q se inveja, tanto mais grave é o pecado; e assim, diz S Tomás, "ter inveja dos bens espirituais do próximo é gravíssimo pecado". É óbvio, porém, q p ser pecado mortal é preciso haver pleno consentimento. Muitas vezes, são sentimentos irrefletidos ou pouco (semi) voluntários (pecado venial).
"Zelo zelatus sum pro Domino Deo Exercituum",1Reis,XIX,10. Tradução do latim para o português:"Eu me consumo de zelo pelo Senhor Deus dos Exércitos". Este é o lema do Santo Profeta Elias que é reconhecido pela Santa Igreja como o Fundador da Ordem Carmelitana. Como estou construindo um Carmelo, escolhi o Profeta Elias como padroeiro deste blog ao lado da Padroeira principal que é Nossa Senhora do Monte Carmelo.
quarta-feira, 16 de agosto de 2023
MALÍCIA DA INVEJA
Da inveja facilmente nascem: ódio, maledicências, calúnias, desejo do mal alheio, malefícios, divisões (até nas famílias), inimizades ferrenhas, sacrilégio (quando se comunga com ódio), escândalos, excessos de trabalho e espertezas desleais (sobretudo quando vem junta com a avareza), falta de paz e sossego, angústias perpétuas, gastos excessivos p superar outrem em alguma coisa (beleza, casa, carro etc).
Senhor, livrai-me da soberba e da inveja! Amém!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário