A INVEJA. É uma tendência de sentir tristeza e descontentamento em vista do bem do próximo; ou uma culpável alegria em ver o mal q lhe acontece. Muitas vezes é acompanhada do desejo de ver o próximo privado do bem q lhe faz sombra. O invejoso se entristece com a felicidade do próximo, unicamente porque a vantagem do próximo diminui a sua. E quando se alegra com a infelicidade do próximo, é unicamente porque seu abaixamento o eleva. A inveja é filha da soberba. O invejoso sente mágoa em ouvir alguém elogiar os outros e aí procura diminuir esses elogios (é o triste "mas"), criticando os q são louvados.
"Zelo zelatus sum pro Domino Deo Exercituum",1Reis,XIX,10. Tradução do latim para o português:"Eu me consumo de zelo pelo Senhor Deus dos Exércitos". Este é o lema do Santo Profeta Elias que é reconhecido pela Santa Igreja como o Fundador da Ordem Carmelitana. Como estou construindo um Carmelo, escolhi o Profeta Elias como padroeiro deste blog ao lado da Padroeira principal que é Nossa Senhora do Monte Carmelo.
segunda-feira, 14 de agosto de 2023
A INVEJA
Explicação da imagem abaixo: Representa José sendo vendido por seus irmãos. Estes, invejosos de sua virtude, da preferência q Jacó, seu pai, tinha por ele (inclusive dera-lhe uma túnica muito mais bonita, toda colorida), primeiro, o jogaram numa cisterna seca com intenção de o deixar aí morrer de fome. Mas pouco depois, o retiraram dali e o venderam a mercadores ismaelitas q o levaram p o Egito.
Ó Jesus, livrai-me da inveja! Amém!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário