A PREGUIÇA. É o amor desordenado do repouso. O descanso é legítimo e necessário, dentro de certa medida, porque é indispensável p reparar as forças. Deus mesmo ordenou um dia de descanso na semana e sujeitou-nos à lei e necessidade de dormir. O pecado está na desordem de abusar do descanso de tal modo a ficar a pessoa em contínua e funesta inação, e, assim, tornar-se inútil p si e p a sociedade, descuidando dos seus deveres de estado, particularmente os deveres p com a alma.
"Zelo zelatus sum pro Domino Deo Exercituum",1Reis,XIX,10. Tradução do latim para o português:"Eu me consumo de zelo pelo Senhor Deus dos Exércitos". Este é o lema do Santo Profeta Elias que é reconhecido pela Santa Igreja como o Fundador da Ordem Carmelitana. Como estou construindo um Carmelo, escolhi o Profeta Elias como padroeiro deste blog ao lado da Padroeira principal que é Nossa Senhora do Monte Carmelo.
sexta-feira, 18 de agosto de 2023
A PREGUIÇA
Há 2 tipos de preguiça: 1- MATERIAL, quando leva a negligenciar os deveres de estado na sociedade e na família; 2- ESPIRITUAL, quando leva a negligenciar os deveres religiosos (acídia). A soberba, a avareza e a inveja levam muitos a vencer a preguiça material, ao mesmo tempo q os levam à preguiça espiritual. Emulação cristã é rara.
EXPLICAÇÃO DA IMAGEM abaixo: O preguiçoso é representado sentado indolentemente debaixo de uma árvore, com seu instrumento jogado ao chão. Enquanto o seu campo está coberto de pedras, mato e espinhos.
Ó Jesus, livrai-nos da ociosidade e da acídia! Amém!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário