A PREGUIÇA. O preguiçoso quer evitar qualquer trabalho; enfim, tudo quanto lhe pode perturbar o sossego e trazer consigo fadigas. Com diz o italiano: "Dolce far niente", "doce ociosidade". Este é o ideal do preguiçoso: o prazer de ñ fazer nada. Verdadeiro parasita, procura viver às custas dos outros. E há vários maneiras: cumprir o seu dever mas com lentidão e moleza (INDOLENTE); vaguear por toda parte sem fazer nada e adiar indefinidamente a tarefa (OCIOSO); ñ quer fazer nada q fadigue (PREGUIÇOSO propriamente dito).
"Zelo zelatus sum pro Domino Deo Exercituum",1Reis,XIX,10. Tradução do latim para o português:"Eu me consumo de zelo pelo Senhor Deus dos Exércitos". Este é o lema do Santo Profeta Elias que é reconhecido pela Santa Igreja como o Fundador da Ordem Carmelitana. Como estou construindo um Carmelo, escolhi o Profeta Elias como padroeiro deste blog ao lado da Padroeira principal que é Nossa Senhora do Monte Carmelo.
sábado, 19 de agosto de 2023
GRAUS DA PREGUIÇA
A preguiça nas coisas espirituais chama-se ACÍDIA. É a mãe da TIBIEZA. É um certo fastio q leva a pessoa a fazer as coisas espirituais (oração, meditação, leitura espiritual e estudo do Catecismo) com desleixo. Também as encurta ou até as omite.
Diz o Eclesiástico 33, 29: "A ociosidade ensina muita malícia".
Ó Jesus, ensinai-me a orar e a trabalhar como Vós o fizestes! Amém!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário