O ORGULHO E VANGLÓRIA. O orgulho é a estima excessiva e, portanto, desregrada da própria excelência. A vanglória é o desejo imoderado de ser estimado pelos outros. Dada "a soberba da vida" q é uma das três concupiscências q herdamos do pecado original, todas as pessoas trazem esta tendência p o orgulho e a vanglória.
Quem tem o orgulho mais acentuado, de tal modo q constitui o seu defeito dominante, deve empregar todos o meios p se corrigir porque, do contrário, ñ tem como se santificar e até corre grande risco de se condenar.
É claro q nem todo pecado de orgulho é mortal, mas se alguém no seu orgulho descomedido, chegasse a desprezar a Deus ou seus mandamentos, ou faltasse gravemente o respeito devido aos representantes de Deus, cometeria pecados mortais.
Assim como a humildade entra em todas as virtudes, o orgulho entra em todos os pecados. E há um provérbio q diz: "O orgulho precede a queda". Muitos autores espirituais afirmam q Deus, às vezes, permite q a pessoa orgulhosa e presunçosa caia em pecados vergonhosos, afim de ensinar-lhe a conhecer a sua profunda miséria e se tornar humilde, sem o q correria o risco de condenação. Amém!
Nenhum comentário:
Postar um comentário