A AVAREZA. É um amor desordenado dos bens da terra e principalmente do dinheiro. Não é proibido de modo absoluto amar os bens terrestres: só é proibido os amar com excesso e por eles mesmos. Podemos amá-los em relação à Deus, i é, olhando-os como meios p trabalhar na nossa salvação. "Os bens terrestres, diz Tanquerey, são-nos concedidos p ocorrerem às necessidades temporais do homem, tanto da alma como do corpo, p conservarem a nossa vida e a dos q dependem de nós, e p nos darem meios de cultivarmos a inteligência e demais faculdades".
"Zelo zelatus sum pro Domino Deo Exercituum",1Reis,XIX,10. Tradução do latim para o português:"Eu me consumo de zelo pelo Senhor Deus dos Exércitos". Este é o lema do Santo Profeta Elias que é reconhecido pela Santa Igreja como o Fundador da Ordem Carmelitana. Como estou construindo um Carmelo, escolhi o Profeta Elias como padroeiro deste blog ao lado da Padroeira principal que é Nossa Senhora do Monte Carmelo.
quinta-feira, 29 de junho de 2023
A AVAREZA
Veremos depois q este amor excessivo (desordenado) dos bens da terra se mostra: 1- na intenção; 2- na maneira de adquirir; 3- na maneira de usar deles.
Na imagem abaixo vê-se Judas Iscariotes vendendo Jesus aos inimigos. Quando pensamos q a avareza perdeu um dos Apóstolos concluímos quão grande perigo de condenação ela é.
Jesus nasceu pobre, viveu mais pobre, morreu paupérrimo e foi sepultado num túmulo emprestado! Amém!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário