10° MANDAMENTO: Fórmula catequética: Não cobiçar as coisas alheias.
Explicação do quadro catequético:
PARTE SUPERIOR: Representa Heliodoro, general de Selêucio, rei da Síria. Este rei, cobiçando injustamente os tesouros do Templo de Jerusalém, ordenou a Heliodoro a ir lá se apossar deles. Quando estava com seus guardas roubando no Templo, ele vê aparecer um cavalo (sobre o qual estava montado um cavaleiro terrível) q, se lançando sobre ele, o bateu várias vezes com as patas dianteiras enquanto 2 jovens (anjos) o açoitam sem parar. Heliodoro cai e é envolvido em trevas. É conduzido p fora do Templo, semimorto.
PARTE INFERIOR À ESQUERDA: O rei Acab quer obrigar Nabot a lhe ceder sua vinha, situada perto do seu palácio, oferecendo em troca outra vinha ou dinheiro. Como a lei de Moisés proibia se desfazer de bens q tinham sido herança dos pais, Nabot respondeu a Acab: "Deus me livre de vender a herança de meus pais!".
PARTE INFERIOR À DIREITA: Vê-se S Elói q era ourives, temente a Deus, nunca cobiçou o ouro e as pedras preciosas de seus fregueses. Assim o rei Clotário II encomendara a Elói uma cadeira de ouro ornada de pedras preciosas. Mas, o rei deu material demais (julgando q era o necessário p 1 cadeira) e Elói fez 2 cadeiras e as entregou ao rei.
Amém!
Nenhum comentário:
Postar um comentário