OS VÍCIOS (OU PECADOS) CAPITAIS. Ensina o CIC: "O pecado cria uma propensão ao pecado; gera o vício pela repetição dos mesmos atos. Disso resultam inclinações perversas q obscurecem a consciência e corrompem a avaliação concreta do bem e do mal. Assim o pecado tende a reproduzir-se e a reforçar-se, mas ñ consegue destruir o senso moral até a raiz" (1865).
"Zelo zelatus sum pro Domino Deo Exercituum",1Reis,XIX,10. Tradução do latim para o português:"Eu me consumo de zelo pelo Senhor Deus dos Exércitos". Este é o lema do Santo Profeta Elias que é reconhecido pela Santa Igreja como o Fundador da Ordem Carmelitana. Como estou construindo um Carmelo, escolhi o Profeta Elias como padroeiro deste blog ao lado da Padroeira principal que é Nossa Senhora do Monte Carmelo.
segunda-feira, 19 de junho de 2023
A TRÍPICE CONCUPISCÊNCIA E OS PECADOS CAPITAIS
"Os vícios podem ser classificados segundo as virtudes q contrariam, ou ainda ligados aos PECADOS CAPITAIS q a experiência cristã distinguiu seguindo S João Cassiano e S Gregório Magno. São chamados capitais porque geram outros pecados, outros vícios. São o orgulho, a avareza, a inveja, a ira, a impureza, a gula, a preguiça ou acídia" (1866).
Em consequência do pecado original, toda pessoa tem tendências p o pecado q constituem a tríplice concupiscência: a SOBERBA, da qual nascem o ORGULHO, a INVEJA e a CÓLERA (IRA); a CONCUPISCENCIA DA CARNE q produz a GULA, a LUXÚRIA (IMPUREZA) e a PREGUIÇA; a CONCUPISCÊNCIA DOS OLHOS é a AVAREZA (amor desordenado das riquezas).
Amém!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário