OS MANDAMENTOS. "O Decálogo forma um todo inseparável. Cada "palavra" remete a cada uma das outras e a todas; elas se condicionam reciprocamente. As duas tábuas se esclarecem mutuamente, formam uma unidade orgânica. Transgredir um mandamento é infringir todos os outros: é o q diz S Tiago 2, 10 e 11: "Qualquer q tiver observado toda a lei, e faltar num só ponto, torna-se culpado de todos os outros". Não se pode honrar os outros sem bendizer a Deus, seu criador. Não se pode adorar a Deus sem amar a todos os homens, suas criaturas. O Decálogo unifica a vida teologal e a vida social do homem.
"Zelo zelatus sum pro Domino Deo Exercituum",1Reis,XIX,10. Tradução do latim para o português:"Eu me consumo de zelo pelo Senhor Deus dos Exércitos". Este é o lema do Santo Profeta Elias que é reconhecido pela Santa Igreja como o Fundador da Ordem Carmelitana. Como estou construindo um Carmelo, escolhi o Profeta Elias como padroeiro deste blog ao lado da Padroeira principal que é Nossa Senhora do Monte Carmelo.
sexta-feira, 3 de fevereiro de 2023
UNIDADE DOS MANDAMENTOS
Diz S Boaventura: "Uma explicação completa dos mandamentos do Decálogo se tornou necessária no estado de pecado, por causa do obscurecimento da luz da razão e do desvio da vontade".
Conhecemos os mandamentos de Deus pela Revelação divina q nos é proposta na Igreja e por meio da consciência moral" (Cf. CIC 2069-2071). Amém!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário