DOMINGO DA SEXAGÉSIMA: Lc 8, 4-15. " A semente é a Palavra de Deus", disse Jesus. A Palavra de Deus foi primeiramente pregada e transmitida oralmente (Tradição). Depois foi escrita com inspiração do Espírito Santo (Bíblia). Mas não foi tudo escrito. A maior parte foi pregada e transmitida oral e ininterruptamente com assistência do Espírito Santo: é a Tradição (Cf. Jo 21, 25).
"Zelo zelatus sum pro Domino Deo Exercituum",1Reis,XIX,10. Tradução do latim para o português:"Eu me consumo de zelo pelo Senhor Deus dos Exércitos". Este é o lema do Santo Profeta Elias que é reconhecido pela Santa Igreja como o Fundador da Ordem Carmelitana. Como estou construindo um Carmelo, escolhi o Profeta Elias como padroeiro deste blog ao lado da Padroeira principal que é Nossa Senhora do Monte Carmelo.
domingo, 12 de fevereiro de 2023
HOMILIA SOBRE A PALAVRA DE DEUS
A Palavra de Deus é indispensável p a salvação. A própria fé (sem a qual é impossível agradar a Deus) depende da Palavra de Deus. A fé vem dos ouvidos, ou seja da audição da palavra de Deus.
Jesus quis ficar conosco (é o EMANUEL) realmente presente na Eucaristia. Quis ficar tbm através da Palavra de Deus. Mas a Eucaristia é um mistério de fé e, assim, precisa da pregação da Palavra de Deus. O próprio Jesus prometeu a Eucaristia num sermão e mostrou a necessidade da fé. Então, se a fé for fraca por falta de fundamento pela audição da verdade, a própria comunhão será sem muito fruto. "A fé vem pelo ouvido, e o ouvir vem pela palavra de Deus" (Rom 10, 17). Porém, a semente é boa, mas os terrenos (os corações) nem sempre: ou são duros e distraídos como uma estrada; ou são sem profundidade porque pedregoso (fé fraca, sem humildade); ou são abafados pelos espinhos das preocupações das riquezas e dos prazeres da vida. Felizes os terrenos bons! Amém!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário