CONSCIÊNCIA MORAL. Há pessoas com a consciência DELICADA (essa é a ideal) e há pessoas com consciência EMBOTADA (essa não é boa). A consciência delicada acusa as mínimas faltas. É como uma balança de pesar ouro, q revela a mínima poeira. Os Santos tinham a consciência delicada: assustavam-se com a mínima ofensa a Deus. Por ex: S Luiz de Gonzaga, às vezes, chegava a desmaiar no confessionário ao contar seus pecadinhos veniais.
"Zelo zelatus sum pro Domino Deo Exercituum",1Reis,XIX,10. Tradução do latim para o português:"Eu me consumo de zelo pelo Senhor Deus dos Exércitos". Este é o lema do Santo Profeta Elias que é reconhecido pela Santa Igreja como o Fundador da Ordem Carmelitana. Como estou construindo um Carmelo, escolhi o Profeta Elias como padroeiro deste blog ao lado da Padroeira principal que é Nossa Senhora do Monte Carmelo.
quarta-feira, 8 de fevereiro de 2023
CONSCIÊNCIA DELICADA
Já os mundanos têm a consciência EMBOTADA; estão "com o entendimento e consciência contaminados" (Tito 2, 15). Notam apenas o q é pecado mortal manifesto. E chegam mesmo a calejar a consciência e nem sentem mais remorsos: "com hipocrisia propagam a mentira e têm a consciência cauterizada" (I Tem 4, 2).
Veremos depois q há uma diferença imensa entre a consciência delicada e a consciência ESCRUPULOSA, pois esta vê pecado onde não existe. A 1ª vem do amor a Deus; a 2ª do amor próprio excessivo.
Senhor, dai-me uma consciência delicada, reta e certa. Amém!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário