quinta-feira, 29 de dezembro de 2022

QUALIDADES DO ARREPENDIMENTO

 SACRAMENTO DA PENITÊNCIA. A dor dos pecados (contrição e atrição) p ser boa (i é, válida diante de Deus) deve ter 4 condições: 1ª - INTERNA: deve estar no coração e na vontade e não só nas palavras; 2ª - SOBRENATURAL: deve ser excitada em nós pela graça do Senhor, e a devemos conceber levados por motivos q procedem da fé; 3ª - SUMA: devemos considerar e odiar o pecado como o maior de todos os males, visto ser ofensa a Deus, Sumo Bem; 4ª - UNIVERSAL: deve se estender a todos os pecados mortais cometidos.

Tem dor sobrenatural quem se arrepende por ter ofendido a Deus infinitamente bom e digno por Si mesmo de ser amado; por ter perdido o Paraíso e merecido o inferno, ou então pela malícia intrínseca do pecado. Ao contrário, tem só dor natural quem se arrepende só pela desonra ou castigo q lhe vem dos homens; ou por algum prejuízo puramente temporal.
Não é necessário q materialmente se chore pela dor dos pecados; mas sim q do fundo do coração se deplore mais o ter ofendido a Deus, do q qualquer outra desgraça. Amém!
Pode ser uma imagem de 4 pessoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário